Geral

Big Brother Viana: vizinhos criam a própria 'central de videomonitoramento' em Vila Betânia

O projeto foi adaptado a cerca de 30 dias e conta com o apoio de 20 câmeras de segurança

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Após os inúmeros assaltos realizados no bairro Vila Betânia, em Viana, os moradores da região instalaram câmeras de segurança em vários pontos do bairro. De acordo com eles, o objetivo é tentar diminuir os crimes contabilizados no local. O projeto foi adaptado há cerca de 30 dias e conta com o apoio de 20 câmeras de monitoramento.

O programador Marcelo Ribeiro, que criou o aplicativo, explicou que as filmadoras estão conectadas por meio de um aplicativo celular. "O morador tem autonomia de vigiar qualquer ação suspeita. Ele pode olhar às imagens de qualquer local do mundo", disse. 

Além disso, Marcelo conta que foi desenvolvido também, um botão do pânico, que facilita o contato com os outros moradores, diante de qualquer ação suspeita. "O aparelho pode ser acionado, avisando a todos que algo pode está acontecendo. As câmeras foram instaladas do lado externo das residências. Isso permite, que os moradores possam monitorar a entrada e saída de cada moradia", disse.

Segundo uma moradora do bairro, as imagens gravadas podem ser acessadas em tempo real e por meio de aplicativo no celular, criado pelo programador. "Agora temos o controle em nossas mãos. Foi muito bom, pois os assaltos eram constantes. Principalmente nos pontos de ônibus. A insegurança tomava conta e ninguém era detido", contou.

Marcelo afirma que atualmente 20 câmeras estão espalhadas pelas ruas. Todas em regiões onde acontece o maior registro de crimes no bairro. O programador acredita na possibilidade de crescer o número de equipamentos de segurança. "Nosso plano é incluir de 300 a 500 câmeras. Queremos o monitoramento em 100% por todo o bairro", afirmou.



Pontos moeda