Geral

Mucane encerra oficinas semestrais com apresentações culturais

As apresentações começam a partir das 18 horas, e o resultado das oficinas culturais promovidas no ano de 2018

Foto: Divulgação Semc

Espaço de resistência, memória e fomento da cultura afrodescendente, o Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas", popularmente conhecido como Mucane, apresenta nesta quinta-feira (13). 

O público vai poder conferir apresentações dos trabalhos dos alunos das oficinas de danças populares, contação de histórias, percussão e cavaquinho, além do curso de qualificação em dança afrobrasileira cênica. "As oficinas fazem parte do conceito do Mucane, como um espaço de cidadania, com objetivo de fomento e manutenção da cultura afrobrasileira, garantindo que neste espaço circulem os saberes tradicionais e que sejam transmitidos no combate ao racismo e como uma forma de diálogo sobre a vivência da população negra neste território", disse a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim.

Danças populares

Instrutor: Jordan Fernandes

A apresentação traz ritmos como samba reggae, barravento e ijexá com movimentos fortes, leves, ágeis e vigorosos, refletindo a ancestralidade e a atualidade da cultura popular, além de trazer a vivência que valoriza a natureza, seus costumes e festejos da vida.

Contação de histórias

Instrutor: Fábio Pereira

Os alunos irão apresentar o trabalho de imersão realizado durante a oficina, tendo como base a série "História dos Quilombolas", de Maciel Aguiar, além de pesquisas em histórias afrobrasileiras. As pesquisas, que foram divididas em quatro etapas, resultaram no grupo Sementes de História.

Percussão

Instrutor: Leo de Paula

A apresentação irá fazer um passeio pelos ritmos afrobrasileiros do candomblé, samba e blocos afro do Carnaval de Salvador.

Cavaquinho

Instrutor: David Leal

Uma grande roda de samba será formada com clássicos do samba e pagode que representam a história da cultura brasileira.

Serviço

Encerramento das oficinas culturais do Mucane

Quando: 13 de dezembro, quinta-feira, às 18 horas

Onde: Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) - Av. República, 121 - Centro, Vitória – ES

Entrada gratuita.

Pontos moeda