Geral

Novo vídeo mostra chegada de meninos na Barra do Jucu; um deles continua desaparecido

As crianças desapareceram na tarde do último sábado. O corpo de um deles foi encontrado na segunda-feira

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória

Um novo vídeo, divulgado na noite desta terça-feira (11), mostra o momento em que os meninos Geanderson Custodio, de 9 anos, e Dhanyel Brandão dos Santos, de 12, chegavam à praia da Barra do Jucu, em Vila Velha.

Eles desapareceram na tarde do último sábado (08). O corpo de Dhanyel foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (10). O menino foi encontrado em uma região conhecida como Praia da Concha, a 500 metros da Praia do Barrão, onde as crianças teriam se afogado.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as buscas continuam na manhã desta quarta-feira (12), com barco e helicóptero. O raio de ação de buscas é entre Vitória e Guarapari, mas a corporação está em alerta pelo Estado inteiro.

O Corpo de Bombeiros disse ainda que não tem medido esforços. Pelo protocolo internacional, buscas deveriam ter sido finalizadas após 72 horas, mas os Bombeiros vão manter trabalhos.

O desaparecimento

Foto: Reprodução

Familiares relataram que na manhã do dia do desaparecimento, as crianças foram até uma escola para participarem de uma distribuição de brinquedos, por ocasião do Natal. Depois disso, eles disseram aos responsáveis que um iria para a casa do outro, mas não foi o que aconteceu.

Segundo testemunhas, eles chegaram à praia por volta das 16 horas e ficaram brincando nas proximidades de umas pedras do local. Guarda-vidas teriam alertado as crianças sobre o perigo do mar, mas eles continuaram na água. Um banhista contou que o menino mais novo foi arrastado pelas ondas, bateu a cabeça na pedra e desmaiou. O mais velho teria tentado ajudar o amigo, mas os dois foram arrastados.

Os banhistas que estavam no local acionaram os guarda-vidas, que procuraram pelas crianças e acionaram o Corpo de Bombeiros. Durante todo o domingo (09), foram realizadas buscas, mas não obtiveram êxito.

O Corpo de Bombeiros esteve no local e realizou buscas pelas crianças. Pescadores da região também se sensibilizaram com a história e disponibilizaram barcos para que as crianças fossem procuradas. As buscas continuam na manhã desta segunda-feira (10).

A tia de uma das crianças disse que familiares foram ao local do acidente no mesmo dia. De acordo com a mulher, o Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou apenas uma busca superficial pela região. "Eles estiveram aqui e fizeram uma busca rápida. Prometeram retornar com uma equipe de resgate", afirmou.

Por meio de nota, o Corpo de Bombeiros informou que está realizando buscas desde o sábado (9) e está utilizando todas as equipes e recursos necessários nas buscas das crianças. Os trabalhos continuam nesta segunda-feira nas proximidades do local do desaparecimento.

Pontos moeda