Geral

Depois de denúncia de maus-tratos, Justiça determina interdição de presídio no ES

A Secretaria de Estado da Justiça informou, por meio de nota ao Folha Vitória, que ainda não foi legalmente notificada

Foto: Reprodução/Pexels

Após denúncias de maus-tratos sofridas por internos por parte de servidores, a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv) e o Instituto de Reabilitação Social (IRS), tiveram a interdição determinada pela Justiça Estadual. A medida impede que as unidades recebam novos internos. A decisão partiu da juíza Patrícia Faroni, da Vara de Execuções Penais de Vila Velha. Seis servidores foram afastados das atividades.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), informou por meio de nota ao Folha Vitória, que ainda não foi legalmente notificada. "A Secretaria da Justiça ainda não foi intimada da decisão, mas já tomou medidas para atender às determinações apresentadas, com o afastamento dos servidores citados. Enquanto as apurações estiverem em curso, novos internos do regime semiaberto não serão encaminhados para a Casa de Custódia de Vila Velha (Cascuvv)".

Seis servidores foram afastados do contato direto com os detentos até que a apuração da denúncia seja concluída, como determina a magistrada. O relatório da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Espírito Santo (OAB-ES), apontou casos de detentos sob abuso de poder e maus-tratos por parte de servidores da Casa de Custódia. 

Ainda em nota, "a Sejus ressalta que tomará as medidas necessárias, caso as acusações se confirmem, e enfatiza que não compactua com atos de violência dentro das unidades prisionais do Estado e atos ilícitos que comprometam a boa gestão e transparência nas ações do sistema penitenciário".

Buscamos o Sindicato dos Inspetores Penitenciários do Espírito Santo (Sindaspes) para comentar o caso, mas até o fechamento desta reportagem, não conseguimos resposta. A matéria será atualizada assim que tivermos o posicionamento da categoria. 

Pontos moeda