Geral

Afonso Cláudio tem quase o dobro da chuva registrada em Vila Velha em 24 horas

Na cidade da região Serrana, uma igreja foi tomada pela água e uma ponte ficou destruída

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação Whatsapp Leitor

Como já é tradicional no mês de dezembro, as chuvas seguem caindo em grande volume no Espírito Santo. Por conta disso, diversos transtornos foram registrados na Grande Vitória e em cidades do interior capixaba.

Em 24 horas, no período encerrado às 6h desta quarta-feira (08), a cidade de Afonso Cláudio registrou o acumulado de 106.45 milímetros de chuva, quase o dobro do que choveu em Vila Velha no mesmo período. A cidade canela-verde registrou 54 mm.

Ainda em Afonso Cláudio, uma igreja foi tomada pela água e uma ponte ficou destruída. De acordo com a Defesa Civil Estadual, uma estrada de área rural ficou alagada impedindo a passagem de veículos.

Leia também: Chuva volta a provocar alagamentos e transtornos em bairros de Vila Velha

Vídeos feitos por moradores da região mostram os estragos pela cidade. Uma ponte ficou destruída com a força das águas na localidade de São Francisco, distrito do município. 

Queda de barreiras, deslizamentos e mais transtornos

Em Mantenópolis, por conta da forte chuva houve um pequeno deslizamento do bairro Bela Vista sem registro de vítimas.

Em Vila Valério, Região Norte, no final da tarde da segunda-feira (06) choveu muito em todo município. Entre 60mm a 125mm. Duas pessoas ficaram desalojadas. A situação é crítica em um local onde foi construída uma grande represa no período de secas, entre 2015 e 2017. Essa represa fica ao lado de uma estrada de muito acessos de carros.

Já o município de Santa Maria de Jetibá, segundo a Defesa Civil Municipal, as localidades mais afetadas até agora foram Rio Possmoser, Luiz Potratz e Rio Pontoja. Na localidade de Luiz Protatz uma barreira caiu interditando a via. A equipe da Secretaria de Interior está no local com máquinas para liberar a pista. Na localidade de Rio Pontoja, uma escola foi invadida pela água, mas sem registro de pessoas desalojadas ou atingidas. A equipe da Defesa Civil está monitorando todas as ocorrências.

Previsão é de mais chuva

De acordo com o Incaper, nesta quarta-feira (08), devido a zona de convergencia de umidade presente sobre o Espírito Santo, o tempo continua instável em todas as regiões. Chove em alguns momentos do dia, com previsão de pancadas de chuva com trovoadas, principalmente na porção mais ao norte do Estado

As condições de chuva para esta região do Estado, são favoráveis a grandes acumulados de chuva, em curto espaço de tempo.

Para quinta (09), algumas aberturas de sol entre nuvens. Devido a permanência da convergência de umidade sobre o Espírito Santo, chove em alguns momentos do dia, com possibilidade de trovoadas, principalmente na porção mais ao norte do Estado. As condições de chuva para esta região do Estado, são favoráveis a grandes acumulados de chuva, em curto espaço de tempo.

Na sexta (10), as áreas de instabilidade diminuem em todo o Espírito Santo, mas ainda chove fraco e ocasionalmente, em todas as regiões. As temperaturas diurnas terão pequeno aumento neste dia.

Pontos moeda