Geral

Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória

Com aumento no número de pessoas com sintomas gripais, os Pronto Atendimentos da Grande Vitória têm registrado filas e demora no atendimento

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor/whatsapp
UPA de Serra Sede, na Serra

Quem procurou os Pronto Atendimentos (PAs) da Grande Vitória neste domingo (26) teve que ter paciência. Diversos são os relatos de pacientes que buscaram atendimento médico nas unidades e precisaram esperar por horas. 

As imagens foram enviadas a equipe de Jornalismo da Rede Vitória. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede, na Serra, uma mulher desmaiou durante a tarde quando esperava por atendimento.

A Secretaria de Saúde do município informou que nenhum paciente em estado grave fica aguardando atendimento. A paciente que desmaiou recebeu atendimento e medicação. 

Ainda de acordo com a secretaria, as unidades saúde da Serra estão com reforço na equipe em virtude do aumento da procura por casos de gripe.

Foto: Fábio Gabriel/ TV Vitória

Em Vitória, também houve relatos de demora no PA da Praia do Suá e de São Pedro. 

A Secretaria de Saúde da Capital informou que a procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais nos serviços de saúde continua grande.

Neste domingo (26), até as 18h40, 389 pessoas foram atendidas no PA de São Pedro com queixas de síndrome respiratória. O número registrado em 12 horas é equivalente a média de uma semana.

A orientação é para que as pessoas que apresentem sintomas gripais como febre baixa, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça procurarem uma unidade de saúde a partir desta segunda-feira. A recomendação é para que as pessoas só busque atendimento nos PAs de Vitória em casos mais graves. 

LEIA TAMBÉM: ES confirma epidemia de gripe e pede que população evite procurar PAs e UPAs

A secretaria explicou que os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada. Dessa forma, aqueles que buscam atendimento no PA e são classificados como verde (sem urgência) podem aguardar o atendimento por um período maior.

Além do atendimento presencial, a Semus também está disponibilizando o teleatendimento, que pode ser agendado pelo telefone 156. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira. 

Foto: Leitor Folha Vitória / Whatsapp
PA da Glória, em Vila Velha

Em Vila Velha, a procura também foi grande neste domingo, o que, segundo pacientes, provocou demora no atendimento no PA da Glória. Quem buscava atendimento relatou que a prefeitura abriu o posto de saúde de Jaburuna para reforçar o atendimento.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a unidade de saúde do bairro Jaburuna está funcionando durante o ferido do Natal (sexta-feira, sábado e domingo) para reforçar o atendimento médico. A secretaria destacou, ainda, que o PA da Gloria está com a escala completa e com reforço de médicos, totalizando 14 profissionais.

LEIA TAMBÉM: ES tem duas mortes por gripe. Veja quais são os tipos de influenza e tire suas dúvidas

A prefeitura disse que houve uma estabilidade na procura pelo serviços de Pronto Atendimento. Segundo a gestão, os PAs da Glória, de Cobilândia e as 20 Unidades de Saúde do município estão preparados para o atendimento das síndromes gripais. O tempo de espera varia de acordo com o período do dia.

A espera dos atendimentos deste domingo, segundo a Secretaria de Saúde, está dentro do prazo estabelecido na classificação de risco de Manchester, que é de 2 horas para pacientes verde (sem gravidade). Assim como em Vitória, os pacientes são atendidos nos PA's de acordo com a gravidade do caso e não por ordem de chegada.

LEIA TAMBÉM: O vírus da gripe H3N2 é mais perigoso? Tire suas dúvidas

A equipe de reportagem da TV Vitória/Record TV esteve nos PAs de Alto Lage, em Cariacica. O movimento no local também é grande neste domingo.

Foto: Fábio Gabriel/ TV Vitória
PA de Alto Lage, em Cariacica

A prefeitura de Cariacica foi procurada pela reportagem, mas até a publicação não houve retorno. O texto será atualizado quando recebermos um posicionamento.

LEIA TAMBÉM: Gripe e covid: veja como reduzir riscos para não ficar doente

Pontos moeda