Geral

Jacaré prenha resgatada em Cariacica é devolvida à natureza

Campbell está prenha e traz 40 ovos na barriga, ela foi resgatada por pesquisadores do Projeto Caiman

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Projeto Caiman/Márcio Miranda

A jacaré-de-papo-amarelo Campbell, resgatada em uma casa no bairro no bairro Bela Vista, em Cariacica, na manhã do último domingo (17), foi devolvida à natureza na Lagoa Jacuném, na Serra, na tarde desta terça-feira (18). 

Campbell está prenha e traz 40 ovos na barriga, ela foi resgatada por pesquisadores do Projeto Caiman após aparecer de surpresa na casa do açougueiro Marcos Miranda. 

Quem encontrou o animal, foi a filha do açougueiro, a estudante Kaylane de Andrade. 

"Eu estava lá em cima dormindo e eu escutei meus cachorros latindo sem parar. Eu desci correndo com medo do meu bicho partir para cima do meu cachorro enquanto eu estava lá em cima", contou. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Após o susto, foi a hora do próprio Marcos tentar espantar o animal para que não atacasse os cachorros, logo depois, o açougueiro acionou os profissionais do Projeto Caiman. 

"Eu cheguei e o jacaré estava aqui embaixo, estava debaixo de uma mesa. Eu peguei, consegui tirar meu cachorro, espantei o jacaré e ele ficou perto de uma bananeira. Fui um susto" 

Uma vez na sede do Projeto, Campbell passou por exames veterinários, além de medição e biometria. Foi neste momento, que os profissionais constataram a presença dos ovos. 

"Foi durante o exame físico que é onde os veterinários manipulam e veem se o animal está bem de saúde que a gente ficou com a suspeita, visto que ela estava com essa barriga de grávida. Deixou a gente feliz não só por salvar uma vida, mas outras 40 que ela carrega", relatou Yhuri Nóbrega, coordenador do projeto.

Quem participou do resgate foi a estagiária do projeto, Lourainy Anoniette Campbell, e o batismo do animal foi justamente em homenagem a ela, que fez aniversário no dia em que a jacaré foi salva. 

"No dia do resgate foi meu aniversário, foi no domingo, dia 17 e foi muito especial, uma homenagem e foi muito especial resgatar a Campbell, mais uma vida salva. Eles são animais de natureza e vivem aqui há muito tempo, precisamos protegê-los", disse a homenageada. 

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record

Leia Também: Miguel e Helena: veja os nomes de bebês mais registrados no ES em 2023

Pontos moeda