Geral

Celular de advogado explode no meio da madrugada e quase fere bebê em Vitória

Thiago Perez Moreira contou que costuma dormir com o celular debaixo do travesseiro, mas, na noite de terça-feira, ele decidiu deixar o aparelho carregando, no chão do quarto

Advogado postou na internet fotos da bateria do aparelho completamente destruída Foto: Reprodução Facebook

O telefone celular de um advogado explodiu enquanto toda a família dormia na madrugada desta quarta-feira (11). O filho do advogado, de apenas dez meses de vida, estava há cerca de um metro do aparelho. Apesar do susto causado pela explosão, ninguém se feriu.

O advogado, Thiago Perez Moreira, contou que costuma dormir com o celular debaixo do travesseiro mas, na noite de terça-feira, ele decidiu deixar o aparelho carregando, no chão do quarto. Após a explosão, a bateria do telefone ficou completamente destruída.

No quarto estavam o advogado, a esposa dele e o bebê. Thiago lembra que o aparelho começou a pegar fogo e, diante da possibilidade de ocorrer um incêndio, a criança foi retirada às pressas do quarto.

"Nós acordamos assustados. A primeira coisa que eu fiz foi pular da cama e pegar o bebê. A gente viu que tinha alguma coisa pegando fogo, minha esposa até pulou para o outro lado e se machucou. Tiramos o neném do quarto, falei para ela ir para a cozinha e, quando eu voltei, ainda tinha uma labareda grande, acho que com mais de um metro. E depois ficou aquela fumaça preta em cima do quarto", contou.

O advogado conta que possui o aparelho há cerca de dois anos e que ele nunca havia apresentado problemas antes. No entanto, no último domingo, ele percebeu que o celular havia esquentado além da conta e, por isso, o aparelho foi desligado por cerca de uma hora, até esfriar.

Thiago afirma que depois do acidente tentou entrar em contato com os números de telefone indicados no site do fabricante, mas não conseguiu. Ele disse que só conseguiu conversar com a empresa por meio de redes sociais, mas a resposta não agradou. O advogado foi orientado a levar o aparelho quebrado até a assistência técnica mais próxima, que fica na Serra.

"Tentei pelo Facebook e obtive uma resposta da Samsung Mobile, me dizendo para levar a bateria até uma assistência técnica, só que essa assistência técnica fica em Laranjeiras. Eu pretendo levar lá para eles fazerem o que quer que seja, mas eu esperava uma resposta um pouco melhor da empresa, devido à gravidade do acontecido", reclamou.

Advogado fez um post no Facebook relatando a explosão da bateria Foto: Reprodução

Thiago não quer ficar no prejuízo e afirma que, se for necessário, pretende acionar a Justiça contra a empresa fabricante do aparelho. Para alertar outros usuários de celular sobre o risco de acidentes, o advogado fez uma postagem nas redes sociais, relatando sobre o ocorrido.

A produção da TV Vitória/Record TV entrou em contato com a Samsung, por telefone, e foi informada que é necessário entrar em contato com a fabricante dos aparelhos, na Coréia do Sul, para obter um posicionamento sobre as explosões. Por questões de fuso-horário, a empresa não conseguiu entrar em contato com a fabricante.

Sobreaquecimento

Segundo especialistas, o sobreaquecimento do celular é um sinal de que algo está errado com o aparelho. E se o usuário não der um tempinho para que o telefone se recupere, ele pode sim acabar em chamas.

"Antes de qualquer explosão, geralmente os relatos que a gente tem é que todos os celulares sobreaqueceram de uma forma bem esquisita. Então se acontecer de o celular começar a sobreaquecer, é sinal de que pode acontecer a explosão. Não se sabe se isso de fato vai ocorrer, mas é bom ter um certo cuidado", alertou o engenheiro eletricista, Leonardo Sirtoli.

O engenheiro afirmou ainda que é possível reduzir o risco de acidentes, evitando carregar a bateria do celular por um longo tempo, entre outras medidas.

"Muitas pessoas têm medo de viciar a bateria do celular fazendo o mínimo de carregamento possível e isso não existe. As baterias de lítio são feitas para ter vários ciclos e elas não viciam. O máximo que pode acontecer é a bateria morrer. Então você pode dar uma, duas, três cargas no seu celular, que a bateria não vai viciar. O que você não deve fazer, de fato, é deixar o seu celular a noite inteira carregando, porque isso sim pode causar um sobreaquecimento e vir a causar explosão. Além disso, não se deve carregar o celular em cima da sua cama ou em cima de locais inflamáveis, porque isso pode vir a ocasionar um incêndio", orientou.

Assista!

Pontos moeda