Geral

Domingos Martins investiga morte de morador por febre amarela

A vítima estava internada em um hospital da Grande Vitória e faleceu no dia 23 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Saúde de Domingos Martins, o município está investigando o caso

A vítima estava internada em um hospital da Grande Vitória e faleceu no dia 23 de fevereiro Foto: TV Vitória

Um morador do município de Domingos Martins morreu no último dia 23 de fevereiro e, segundo a Secretaria de Saúde do município, a suspeita é de que a morte foi decorrente de Febre Amarela.

A vítima tinha 31 anos e estava internada em um hospital da Grande Vitória e faleceu no dia 23 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Saúde de Domingos Martins, o município está investigando o caso e aguarda que o laudo saia em 20 dias.

Mortes de macacos

De acordo com a Vigilância em Saúde, mais de 200 macacos mortos já foram notificados pelo município do início de janeiro até esta segunda-feira (6). Foram enviadas 33 amostras para exames e seis resultados já estão prontos: cinco mortes positivas para a febre amarela e uma negativa.

Vacinação

De acordo com a Secretaria de Saúde de Domingos Martins, até a última sexta (3) foram aplicadas 33.714 doses da vacina em todo o município. A imunização prossegue durante esta semana, com mudanças em dias e horários na Sede e intensificação dos trabalhos de busca ativa de moradores que ainda não tenham tomado a vacina.

Até a semana passada, a vacinação estava acontecendo somente às quintas-feiras, mas em reunião na última sexta (3) a secretaria promoveu mudanças na estratégia do trabalho. Nesta semana, portanto, a vacinação volta a ser realizada de segunda a sexta na Sede (Campinho), a partir do meio dia, com distribuição de 200 senhas por dia.

“O sistema de vacinação é avaliado semanalmente, por isso as mudanças freqüentes na rotina dos trabalhos são frequentes. Para esta semana, a estratégia é vacinar 200 pessoas por dia. Na sexta, vamos reavaliar e definir a estratégia para a semana seguinte”, explica o secretário de Saúde, Adimar Alves de Sousa.

Trabalhos intensificados

A Secretaria de Saúde também intensifica no sábado (11) os trabalhos de busca ativa no interior do município. Esta estratégia consiste em identificar, casa a casa, moradores que ainda não tenham tomado a vacina, e imunizá-los.

“Este é um trabalho diferenciado realizado somente nas comunidades rurais do município. As equipes irão identificar essas pessoas e providenciar a imunização. Por estarem em ambiente rural, essas pessoas não podem deixar de tomar a vacina, estão em contato direto com matas, áreas de risco para a doença”, completa o secretário.

A vacinação contra a febre amarela em Domingos Martins começou em janeiro, quando o município foi incluído pelo Governo do Estado na lista de cidades que adotariam a vacinação cautelar.

Pontos moeda