Geral

Fé de devoção: romeiros de Alfredo Chaves caminham até o Convento da Penha

A saída será na tarde desta sexta-feira (10) e a previsão de chegada é no domingo (12), às 9h, quando serão recebidos com uma missa e retornam ao sul do Estado

O romeiros sairão de Alfredo Chaves às 16h desta sexta-feira (10) rumo ao Convento da Penha, onde chegam no domingo (12) Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Nesta sexta-feira (10), cerca de 100 romeiros de Alfredo Chaves vão encarar uma peregrinação de fé e devoção até o Convento da Penha, em Vila Velha. Eles seguem a pé na 17ª Romaria de São José do Quarto Território. A previsão de chegada é no domingo, às 9h, onde participam de uma missa.

A Romaria, que percorre mais de 100 km, teve origem a partir da promessa de um morador da comunidade de Quarto Território, que mantida por algumas pessoas da comunidade e transformada hoje, em um evento religioso de grande importância para município e região. 

Em seu primeiro ano, a romaria abrangia um pouco mais de 30 pessoas, que, sem estrutura, andavam a pé até chegar ao Convento da Penha, pernoitando em calçadas das cidades de Guarapari e Vila Velha. Hoje, a peregrinação conta com um grande número de romeiros e o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Urbana de Vitória, da Polícia Militar, da Rodosol e de moradores das cidades por onde passam.

Aos 80 anos, o romeiro Arlindo da Cruz, morador do distrito de Sagrada Família, já fez a peregrinação sete vezes e promete que novamente este ano fará todo o percurso a pé. “Sou uma pessoa muito devota e para mim é uma alegria muito grande poder demonstrar minha devoção a Deus e Nossa Senhora da Penha”, conta. 

A saída acontece após a Missa de Envio, prevista para o início da tarde, na igreja de Quarto Território. De lá seguem para a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, na sede de Alfredo Chaves, onde irão receber uma benção às 15h30 do pároco Diego Azeredo. A partida em direção a BR 101 está prevista para às 16h, com chegada em Guarapari por volta das 23h.  


Programação:

Sexta-feira – 10/3
12h - Missa de Envio na comunidade de Quarto Território
15h30 - Benção dos Romeiros – Alfredo Chaves
16h - Saída da Igreja Matriz rumo à BR 101

Sábado – 11/3
12h - Missa em Guarapari – logo após, reinicio da caminhada com sentido a Vila Olímpica em Vila Velha 

Domingo – 12/3
7h - Saída da Vila Olímpica até o Convento da Penha
8h15 - chegada ao Convento da penha
9h - Missa e após retorno para Alfredo Chaves

Pontos moeda