Geral

Criança encontra macaco morto no Centro de Vila Velha durante brincadeira na rua

O menino brincava com os primos na manhã deste domingo (09) quando encontrou o animal na rua Dom Jorge Menezes. A mãe da criança está preocupada

Os moradores acreditam que o bicho esteja morto há pelo menos dois dias Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Um menino de dez anos encontrou um macaco morto no Centro de Vila Velha na manhã deste domingo (09) quando brincava com os primos na rua. Os moradores próximos do local onde o bicho foi encontrado acreditam que ele estava morto há pelo menos dois dias.

A mãe do garoto, a dona de casa Heillin Pinheiro Duarte, de 33 anos, acredita que o macaco seja da espécie Sagui. Ele foi encontrado na rua Dom Jorge Menezes, no Centro de Vila Velha. Apesar de morar em uma rua lateral onde o animal foi encontrado, ela está preocupada. 

"Meu filho estava brincando com os primos e, quando viu veio correndo me avisar. Naquela rua tem várias pessoas que ainda não foram vacinadas contra a febre amarela e sem contar que muitas crianças brincam por lá. Eu acredito que o animal esteja morto há pelo menos dois dias porque algum cachorro comeu partes dele recentemente", disse. 

A moradora afirmou que ligou para a Polícia Miltiar Ambiental, para o Ibama e também para a prefeitura, mas nada foi feito. "Primeiro eu liguei para a polícia que me orientou ligar para o Ibama, mas neste local ninguém atente. Muita gente já passou por aqui, vê o bicho e não tem coragem de tirar uma foto para denunciar a situação. Um militar que passava por aqui quando fui ver o macaco me orientou a não deixar ninguém encostar a mão no bicho, mas não tem como eu ficar vigiando". 

A assessoria da Secretaria Municipal de Saúde informou que está localizando os agentes da vigilância ambiental do Centro de Controle de Zoonozes para o recolhimento do macaco ainda neste domingo (09).

A secretaria informou também que será seguido o seguinte procedimento: o animal será recolhido e encaminhado para o Laboratório Central (Lacen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que, de lá, envia o bicho para algum centro de referência que realizará testes para saber se a causa da morte está relacionada com alguma doença. 

Pontos moeda