Geral

Confira a programação completa dos 482 anos de Vila Velha

A pira ficará na Prainha – em frente à Igreja do Rosário - devido à importância histórica do local. Foi ali que, há 482 anos, a caravela "Glória", que trazia Vasco Coutinho, aportou

Vila Velha completa 482 anos nesta terça-feira Foto: Divulgação/Governo

Com o tema “482 anos de história e cultura - Viva Vila Velha”, os festejos tiveram início na última segunda-feira (22) e continuam nesta terça (23)  – data do início da Colonização do Solo Espírito-Santense com a chegada do primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Na segunda-feira (22) houve a Transposição do Fogo Simbólico da Capital para Vila Velha. A pira ficará na Prainha – em frente à Igreja do Rosário - devido à importância histórica do local. Foi ali que, há 482 anos, a caravela "Glória", que trazia Vasco Coutinho, aportou na Prainha e deu início à história da cidade.

Nesta terça-feira (23), a programação começará a partir das 7h50 com a revista a Guarda de Honra da Polícia Militar pelo governador do Estado, no palanque montado no Parque da Prainha. A cerimônia contará com hasteamento das bandeiras, entrega de comendas da Polícia Militar e a oficialização da transferência da Capital do Estado para Vila Velha.

Desfile Militar

Os 482 anos de história e cultura de Vila Velha serão retratados no tradicional desfile militar que começará a partir das 8 horas, na rua Antônio Ataíde, sentido Parque da Prainha. As apresentações dos oficiais contarão com bandas da Escola de Aprendizes de Marinheiros (EAMES), do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, e da Polícia Militar, incluindo a banda júnior.

Além dessas corporações, vão se apresentar o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, a Secretaria de Estado de Justiça, a Associação de Delegados, os Escoteiros, os Desbravadores, a Ordem DeMolay, finalizando com o desfile da Guarda Municipal de Vila Velha.

Viva a nossa história! 

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), o desfile escolar vai contar com a participação de 1.700 alunos de 12 Unidades Municipais de Ensino Fundamental (Umefs) e três Unidades de Municipais de Ensino Infantil (Umeis).

Serão sete alas que representarão a história da cidade, destacando a variedade étnica, cultural, econômica, turística e gastronômica. Cada ala será acompanhada por uma banda marcial escolar.

Pontos moeda