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Cariacica assina Pacto pela Aprendizagem e ganha nova unidade educacional

Município é o 16º a assinar o termo no Estado e o primeiro na Grande Vitória. Durante o evento, foi anunciado também mais uma creche para a cidade.

Cariacica assina o Pacto de Aprendizado pela Educação (Paes) Foto: Divulgação/Governo

A Prefeitura de Cariacica assinou na manhã desta quinta-feira (29) o termo de adesão ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), tornando-se assim o 16º município capixaba e o primeiro da Grande Vitória a participar do programa desenvolvido pelo Governo do Estado junto com as administrações municipais.

O Paes tem como objetivo melhorar os indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Estado, desenvolvendo competências como leitura, escrita e cálculo.

Realizado no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, o evento contou com a presença do governador Paulo Hartung (PMDB); do vice-governador Cesar Colnago (PSDB); do prefeito de Cariacica, Juninho (PPS); do secretário de educação, Haroldo Rocha; além de deputados estaduais.

Durante a assinatura do termo, também foi anunciado mais um benefício para o município, que receberá uma nova unidade de educação infantil, aumentando assim o número de vagas nas escolas.

De acordo com Paulo Hartung, uma educação de qualidade tem que ser obsessão estadual e deve ser feita por todos. “A cada ano estamos ampliando o programa Escola Viva. Fomos buscar a experiência mais bem sucedida do País, lá no Ceará. Temos que ter o olhar que eles tiveram no modelo que agora eles estão colhendo bons frutos. Das 100 melhores escolas do país, 70 são do Ceará. Fomos buscar a experiência de quem podia nos ensinar, para cuidar do que temos de mais importante que é a Educação e é isso que estamos colocando de pé com o Pacto pela Aprendizagem”, revelou.

Parceria

O prefeito Juninho comemorou a importante parceria firmada entre o governo e a administração municipal e garantiu que os trabalhos para a construção da nova unidade escolar começarão o mais rápido possível.

"Temos que festejar essa boa notícia. Educação é prioridade e a parceria entre governo e prefeitura é fundamental. Precisamos trazer cada vez mais resultado para nossa cidade, e isso fica mais fácil com uma construção feita por várias mãos. Construir uma unidade escolar requer planejamento e vamos iniciar os trabalhos o quanto antes”, disse Juninho.

A construção dessas novas unidades de ensino deve acontecer também em outras localidades capixabas. O Governo do Estado está buscando aporte financeiro de R$ 225 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de 200 novas creches, ofertando cerca de 20 mil vagas.

A previsão é que até o final deste ano, o Governo direcione R$ 40 milhões aos municípios, com recursos próprios, para que sejam construídas, inicialmente, 50 unidades de educação infantil, abrindo aproximadamente cinco mil vagas.

Participantes

Em todo o Estado, 16 cidades já firmaram compromisso com o Paes: Águia Branca, Alegre, Aracruz, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ibatiba, Irupi, Iúna, Marechal Floriano, Muqui, Pedro Canário, Rio Bananal e São Gabriel da Palha.

Além dessas, outras sete cidades já agendaram a assinatura: Alto Rio Novo, Divino São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, João Neiva, Marilândia e Venda Nova do Imigrante.

Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Paes está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultado.

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