Geral

Novembro Azul: marcação de consultas em Cachoeiro para o Dia D será na segunda

Neste dia, além dos testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatite B e C, aferição de pressão e glicemia capilar, raio X, os homens também poderão ainda cortar o cabelo e fazer a barba gratuitamente

No próximo sábado (18), acontecerá o Dia D da campanha do Novembro Azul em Cachoeiro, com a oferta de serviços especializados aos homens no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. Entretanto, os interessados nas consultas devem realizar o agendamento na próxima segunda-feira (13), a partir das 13h, no guichê 5 da unidade.

No total, estão sendo oferecidas 50 vagas para urologista, 40 para clínico geral e 15 para nutricionista, sendo que as consultas com urologista são reservadas a homens a partir dos 50 anos. Para fazer a marcação, é preciso levar fotocópias de documentos, como CPF, identidade, cartão do SUS e comprovante de residência, além de telefone para contato.

No Dia D, também serão oferecidos serviços sem necessidade de agendamento prévio, o que inclui testes rápidos de HIV, sífilis, e hepatite B e C, aferição de pressão e glicemia capilar, raio X (com pedido em mãos) e avaliação de pacientes com suspeitas de tuberculose e hanseníase. Os homens poderão ainda cortar o cabelo e fazer a barba gratuitamente.

A campanha do Novembro Azul em Cachoeiro seguirá até o fim do mês, com programação agendada para vários bairros e distritos. Entre as ações está a disponibilização de uma cota extra de 600 exames de PSA, que auxiliam na identificação do câncer de próstata a partir da análise do sangue, para o público masculino com idade acima de 50 anos.

Para fazer o agendamento, é necessário procurar a unidade de saúde mais próxima, a partir da semana que vem. De acordo com a Secretaria de Saúde, não é necessário que a pessoa já tenha sintoma ou diagnóstico prévio.

Pontos moeda