Geral

Rio Itapemirim volta a subir em Cachoeiro e deve oscilar nos próximos dias

No entanto, a elevação não causa mais preocupação, já que não chove nos municípios da região do Caparaó. A Defesa Civil do município continua monitorando a situação das chuvas nas cidades vizinhos

O nível do rio Itapemirim, em Cachoeiro, voltou a subir na manhã desta terça-feira (5), como já era previsto pela Defesa Civil do município, por causa das chuvas que atingem os municípios da região do Caparaó, afluentes do rio. A medição chegou a 1,86 metro, mas ainda é inferior a que foi marcada no último sábado (2), quando chegou a 1,90 metro.

De acordo com o coordenador executivo da Defesa Civil do município, Francisco Inácio Daróz, já não chove mais nos municípios do Caparaó. “A chuva por lá já diminuiu e temos a previsão de chuva somente para esta terça-feira (50. Na quarta (6), o tempo ficará firme. Até agora, o nível elevado do rio não causou transtornos na cidade”, explica.

A Defesa Civil segue monitorando a situação. “O que vai acontecer agora é que ele vai ficar oscilando. Vai diminuir, mas vai receber um volume de água de chuva e vai subir mais um pouco, mas nada que nos preocupe neste momento. Até agora, não tivemos risco de alagamento por causa da elevação do nível do rio. O nosso trabalho de monitoramento vai continuar”, completa Daróz.

Previsão

Segundo a previsão do Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, nesta terça-feira (5), a presença de um canal de umidade mantém o tempo nublado em todo o Espírito Santo. Em alguns trechos, a chuva pode ser moderada e pode resultar em acumulados significativos. Já na quarta-feira (6), a previsão é de variação de nuvens no Estado, com chuva alguns momentos do dia nas cidades situadas ao norte do Rio Doce. Chuva fraca nas demais áreas.

Além disso, está mantido o alerta meteorológico de estado de atenção para o risco de chuva expressiva (grande acumulado) em alguns trechos do estado entre a noite desta terça-feira (5), e a manhã de quarta-feira (6).

Pontos moeda