Inspirada em Harvard, metodologia leva sucesso a 95 mil profissionais do Brasil

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Inspirada em Harvard, metodologia leva sucesso a 95 mil profissionais do Brasil

Metodologia voltada para o Desenvolvimento Integral do Potencial Humano está presente em todas as pós-graduações do IPOG nas mais diversas áreas. Em Vitória, novas turmas serão inauguradas ao longo de todo o ano de 2019.

Foto: Divulgação

“Dinheiro não traz felicidade, mas manda comprar”. Essa é uma frase comum em rodas de conversa quando falamos com amigos sobre como alcançar a felicidade, ou sobre como superar nossos dilemas internos para alcançar um estágio de bem estar em nível pessoal.

Mas a preocupação com a felicidade, hoje em dia, migrou também para o ambiente profissional, o que leva as pessoas a fazer a pergunta inversa da que abre esse parágrafo: “felicidade pode trazer dinheiro (ou sucesso profissional)?”

Na Universidade de Harvard, que fica nos Estados Unidos e é uma das mais importantes do mundo, essa pergunta começou a ser respondida. Foi lá que Clayton Christensen começou a questionar o motivo de vários de seus colegas, que ocupavam algumas das cadeiras mais

cobiçadas da ciência no mundo, estarem frustrados com sua vida profissional, o que levava à insatisfação também com a vida pessoal e com seus relacionamentos.

Em seguida, Harvard inaugurou a disciplina de Psicologia Positiva para os cursos de Gestão e Administração, dos quais Christensen era professor. Ben Shahar, que também ministrava aulas em Harvard e um dos expoentes da Psicologia Positiva, afirmava ter sido vítima da própria infelicidade e é hoje reconhecido como um dos pais do movimento científico que difundiu a cultura da busca da felicidade, ajudou a estruturar as turmas em uma das mais famosas universidades do mundo.

Hoje, em Harvard, as turmas de Psicologia Positiva, que nos primórdios tinham apenas oito alunos, possuem listas de espera. A instituição deixou de ser conhecida apenas como um centro de excelência acadêmico e de negócios, para se destacar também como um centro de formação de indivíduos bem resolvidos, com enorme capacidade de comunicação e de resolução de conflitos e problemas no ambiente profissionais.

E o que os estudos apontam é que desenvolver e cultivar emoções positivas e atitudes otimistas, buscando se engajar em um propósito e alcançar suas realizações é um fator decisivo para reações fisiológicas como liberação de hormônios ligados à felicidade e que, levando esse comportamento para a sua vida profissional, as chances de você obter sucesso são maiores.

Ser feliz faz de você um profissional mais bem sucedido

O IPOG - Instituto de Pós-Graduação e Graduação, é a instituição brasileira que, fazendo jus ao seu compromisso de não só capacitar o profissional para o mercado, mas desenvolver o indivíduo integralmente, inovou ao inserir em todos os seus cursos o módulo transversal de Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

Esse método traz em sua base a junção dos estudos de Visão Integral, conduzidos pelo pensador norte-americano Ken Wilber, e da Psicologia Positiva, ciência fundada por Martin Seligman e Mihaly Csikszentmihaly, cujo foco é ajudar pessoas a florescer seus potenciais.

Ao aderir ao Plenitude - Desenvolvimento Integral do Potencial Humano, o IPOG somou a Visão Integral pensada por Vilber como os elementos da Psicologia Positiva postulados por Seligman e Csikszentmihaly. O resultado é uma metodologia facilmente aplicado, na qual o aluno se sente seguro para acelerar sua transição de estágios entre suas buscas individuais, reflexões, orientações e práticas necessárias para a conclusão do trajeto.

O resultado disso são profissionais que, além de disporem de competências técnicas, possuem também competências no Desenvolvimento Integral do Potencial Humano.

“O diferencial do Desenvolvimento Humano é que, atualmente, temos um mercado muito exigente no sentido de potencialidades, de resultados. O que nós temos visto é que o autoconhecimento se tornou um elemento fundamental no desempenho, na qualidade de entrega e na qualidade de realização das pessoas” - afirma Carmen Silva Neves Carvalho,

Mestre em Educação, especialista em Inteligência Emocional com ênfase em Desenvolvimento Humano e professora do IPOG.

Para ela, o Desenvolvimento Integral do Potencial Humano, tem como objetivo fazer com que cada um reconheça as suas características principais, tanto de personalidade, como de caráter, como de desenvolvimento social.

“Isso favorece relações positivas, elementos de cognição baseados nas preferências naturais, nas inteligências que mais ativamos. Tudo isso potencializa nossa ação. Também deve ser ressaltado que quanto mais nos conhecemos de forma verdadeira e científica, mais condição nós temos de lidar com as nossas vulnerabilidades, deixando de fazer delas uma inimiga, e tornando-as aliadas na nossa trajetória, explica Carmen.

Mais de 95 mil profissionais de todas as áreas do conhecimento já passaram pelo IPOG.  Eles enriquecem seu currículo e sua vivência profissional com o Desenvolvimento Integral do Potencial Humano, tornando-se profissionais diferenciados para a atuação no mercado.

Ao contemplar o fator humano na profissionalização de pessoas, o IPOG atende uma necessidade do mercado, mas, principalmente, a uma necessidade pessoal daqueles que escolhem a instituição.

A importância da inteligência emocional
De acordo com o levantamento do Capgemini Digital Transformation Institute Survey, cerca de 60% das empresas passam por certas carências de soft skills, isto é, habilidades e competências não técnicas. Essas habilidades dizem respeito ao engajamento, inteligência emocional, equilíbrio, habilidade organizacional, mentalidade empreendedora, capacidade de se adequar rapidamente às mudanças, dentre outros aspectos.

Ou seja, desenvolver essas aptidões, faz de você um profissional com maior chances de conseguir uma colocação, se manter nela e crescer dentro do seu ambiente de trabalho através da sua inteligência emocional.

Portanto, as organizações buscam por profissionais com alta competência técnica e, não menos importante, com habilidades emocionais, sociais e comportamentais. São aptidões que podem ser perfeitamente desenvolvidas e aperfeiçoadas, e contribuem efetivamente para o bom desempenho na vida profissional e pessoal. Ou seja, todos ganham!

“É preciso que nós tenhamos clareza que as nossas vulnerabilidades também nos constituem enquanto seres humanos, enquanto sujeitos. Isso não significa que nós devemos abandoná-las, porque há o risco de elas se tornarem grandes sombras e, se nós não iluminarmos as nossas sombras, não conseguimos, de fato, chegar ao florescimento, como nos ensina a Psicologia Positiva”, postula Carmen.

Foto: Divulgação

Trata-se de uma questão ligada diretamente ao autoconhecimento, ao desenvolvimento do potencial humano, que provoca o despertar para as forças de caráter e tipos de inteligências de cada pessoa, por exemplo. O profissional, ao imergir nessa jornada passará a conhecer a si mesmo e poderá melhorar sua produtividade.

E é nesse contexto que a Psicologia Positiva se encaixa como uma luva ao método IPOG. Todas as pós-graduações da instituição contam com formação voltada do desenvolvimento dessas habilidades sob a luz da Psicologia Positiva.

Dezoito anos de excelência na formação profissional
Fundado em 2001, em Goiânia, o IPOG é uma das instituições de ensino superior mais sólidas do país, presente em todos os estados brasileiros, com mais de 50 unidades em todo o território nacional. Oferece mais de 200 cursos de graduação, pós-graduação e MBA, curta duração (aperfeiçoamento profissional) e de educação corporativa, nas modalidades presencial, blended learning e à distância.

O objetivo do IPOG é “Inspirar Vidas” e identificar esse propósito foi o marco para dar ainda mais sentido ao que é a empresa. Sua missão é promover o desenvolvimento integral do ser humano, contribuindo para sua evolução pessoal e ascensão profissional.

Não importa a área de atuação, a formação ou a posição social, uma coisa é certa: o IPOG acredita que a vida é uma grande jornada em busca da evolução, através da experiência e do conhecimento.

Saiba Mais
Com 18 anos de trajetória, o IPOG é uma das instituições de ensino mais sólidas do Brasil, presente em todos os estados do país.

Com índice de satisfação dos alunos de 97,1%, o IPOG é uma das mais bem avaliadas instituições e ensino do Brasil.

Em Vitória, o IPOG disponibiliza turmas de pós-graduação e cursos de curta duração nas áreas de Arquitetura & Engenharia, Contabilidade, Educação, Direito, Gestão e Negócios, Saúde e Psicologia e Tecnologia.

Contato: (27) 3224-6422 / [email protected] / ipog.edu.br.