Matemática e português não são bichos de sete cabeças

Compartilhar

Publieditorial
Geral

Matemática e português não são bichos de sete cabeças

Com projetos pedagógicos integrados, o aluno aprende que essas e outras disciplinas estão totalmente conectadas ao dia a dia. Na hora de escolher a instituição de ensino vale ficar atento para essas metodologias que facilitam a aprendizagem.

Foto: Reprodução

Regência, concordância, equações de primeiro grau, fração, geometria. Esses e outros conteúdos que compõem as disciplinas de português e matemática, para muitos estudantes, são verdadeiros tormentos. No entanto, quando trabalhadas em iniciativas pedagógicas que as inserem em atividades diárias, de forma lúdica, interativa e até divertida, aprendê-las pode tornar-se bem interessante.

Esse foi o desafio encarado de frente pelo Colégio Marista Nossa Senhora da Penha, culminando com o desenvolvimento dos projetos Acendendo Chamas e Matematicando, que disseminaram nos alunos o maior prazer por estudar. “A nossa contribuição foi no sentido de desmistificar a ideia de que matemática e português são disciplinas de difícil aprendizado. Com poesia, teatro, robótica, xadrez e muitas outras atividades, conseguimos resultados surpreendentes”, relata o diretor do Colégio Marista, Alair Bento dos Santos.

Foto: Reprodução

O Projeto Acendendo Chamas, em 2018, já em sua 24ª edição, trabalhou o tema “Palavras que movem moinhos”, buscando valorizar e motivar competências leitora, escritora, de produção textual e manifestação ético-artística. Além disso, com um conjunto de atividades significativas, incentivou-se a ampliação da capacidade de comunicação, expressão e integração social pela linguagem.

Resgatando a ideia de um farol num tempo marcado pela desesperança e escuridão, o projeto foi concluído em outubro com dois grandes feitos: o lançamento do livro “A Noite da poesia”, com crônicas, contos e poemas produzidos pelos estudantes dos anos finais dos Ensinos Fundamental e Médio; e a apresentação do espetáculo teatral “As alegrias de Maria”.

Foto: Reprodução

Por sua vez, o Projeto Matematicando, visando encantar os alunos do Maternal II à terceira série do Ensino Médio por meio da beleza dos números, dos cálculos e da lógica, lançou mão durante este ano de atividades bem diversificadas. Algumas delas foram olimpíada de matemática, oficinas de origami, cubo mágico, xadrez, resolução de problemas, construção de pipas, consumo doméstico, robótica, cine-debate, rodas de conversa, esporte e estatística, pequenos poupadores/grandes negócios e quiz matemático.

Foto: Reprodução

O objetivo foi despertar o processo cognitivo por meio da utilização de jogos didáticos que estimularam o raciocínio lógico-matemático e desafiaram os estudantes ao demonstrar que a disciplina está presente em diversas situações do cotidiano. “Para além de todo aprendizado técnico, que é uma preocupação constante do Marista, precisamos ressaltar ainda que também temos um compromisso sólido com uma educação que une fé, cultura e vida, valorizando a diversidade, a diferença, a solidariedade e as relações justas. Tudo isso está muito presente em nossos diversos projetos pedagógicos”, ressalta a Vice-diretora educacional, Vilmara Mendes Gonring.

Esses e outros projetos do Colégio Marista podem ser conhecidos em www.marista.edu.br/nspenha/. As matrículas para o ano letivo de 2019 já estão abertas.

Foto: Reprodução


Serviço:

Colégio Marista Nossa Senhora da Penha

Av. Champagnat, 925, Centro, Vila Velha – ES

Telefone: (27) 4009-4200

Site: https://marista.edu.br/nspenha/.