• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cai índice de crimes em áreas vigiadas por câmeras de videomonitoramento em Cachoeiro

Polícia

Cai índice de crimes em áreas vigiadas por câmeras de videomonitoramento em Cachoeiro

Além do suporte em tempo real, as ações para diminuição da criminalidade usam também as gravações, para identificação de suspeitos e resolução de investigações

As câmeras foram implantadas em pontos estratégicos do centro da cidade. Foto: Divulgação/Prefeitura

Após a implantação do novo sistema de videomonitoramento, a região central de Cachoeiro vem recebendo forte assistência das câmeras de vigilância. Nesta semana, por exemplo, foi preso um trio de assaltantes que atuava em ruas do centro.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Defesa Social, os assaltantes foram flagrados por câmeras na terça-feira (12), e a informação comunicada imediatamente à Guarda Municipal, que iniciou a perseguição em parceria com a Polícia Militar.

“As imagens foram primordiais. Enquanto a viatura percorria as ruas, a equipe que atua na sala de videomonitoramento passava informações, pelo rádio, sobre a localização e movimentação dos acusados, que acabaram sendo detidos nas proximidades do teatro municipal”, relata o secretário de Defesa Social em exercício, Marcio Rasselli.

Além do suporte em tempo real, as ações para diminuição da criminalidade usam também as gravações, para identificação de suspeitos e resolução de investigações.

Entre as principais ações que usaram essas imagens estão a prisão de acusados de forçar a entrada na porta de uma loja de calçados, a recuperação de aparelho eletrônico furtado na Beira Rio, identificação e prisão de foragidos da Justiça e prisão de traficantes atuando na região central, com apreensão da droga.

Foram também registrados pelas câmeras alguns acidentes com motos e carros, atropelamentos, roubo de celulares e arrombamentos e acompanhados, em tempo real, eventos populares, para evitar confusões e antecipar crimes.