• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Furto de energia é descoberto em arena de shows em Guriri, São Mateus

Polícia

Furto de energia é descoberto em arena de shows em Guriri, São Mateus

Equipes da Polícia Civil e técnicos da EDP Espírito Santo constataram as irregularidades no local durante uma inspeção

A arena fica no balneário de Guriri e recebe grandes eventos nesta época do ano | Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (30), uma fraude de energia elétrica foi descoberta durante uma inspeção em uma arena de shows instalada no balneário de Guriri, em São Mateus, região Norte do Estado. A vistoria foi realizada pela Polícia Civil e por técnicos da EDP Espírito Santo.

Durante o trabalho das equipes, foi constatada uma ligação direta na rede elétrica, ou seja, a energia consumida não estava sendo paga pelo proprietário do local, o que caracterizando furto. O responsável pelo estabelecimento, que estava no local, foi conduzido para a Delegacia Regional de São Mateus.

O furto de energia é um crime previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que dispõe: "Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa".

Além do processo criminal, os responsáveis pelos estabelecimentos irão arcar, conforme a regra da Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A EDP Espírito Santo ainda alerta que furto de energia, além de ser uma prática perigosa, pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

A reportagem do jornal online Folha Vitória tentou contato com os responsáveis pelo estabelecimento, mas as ligações não foram atendidas e não houve retorno pelo contato eletrônico realizado até a publicação desta matéria.