Polícia

'PMs devem se entregar para serem presos', afirma líder grevista do RN

No domingo (31), Justiça mandou prender agentes que apoiassem paralisação

"Se nada for resolvido até amanhã, alguns policiais militares devem se entregar ao quartel para serem presos", afirmou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Natal (RN), subtenente Eliabe Marques, em entrevista ao R7.

A categoria está em greve desde o dia 19 de dezembro e solicita melhores condições de trabalho — o salário de 86% dos policiais civis e militares foi pago na última sexta-feira (29).

No último domingo (31), o desembargador Claudio Santos, do plantão judicial do TJ-RN (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte), atendeu a um pedido do governo estadual e determinou que os comandantes da PM, Corpo de Bombeiros e o delegado-geral da Polícia Civil prendam quem apoiar ou defender a greve.

O presidente da associação diz que o "governador do Estado [Robinson Faria (PSD)] não tem a humildade de reconhecer o problema" e, como consequência, não tem uma solução para a crise que assola a segurança pública no Rio Grande do Norte. "O Estado nos abandonou", afirma. "E abandonou a população também".

Para Marques, a única saída que o Estado vê é a prisão dos agentes de segurança. "É lastimável o que está acontecendo. Se a Justiça entende que nós estamos contrariando a lei, nós iremos nos entregar", lamenta.

O presidente da associação explica que, na terça-feira (2), os policiais militares já queriam se entregar. "Só não se entregaram porque conseguimos retomar a situação e esperar mais um pouco", disse Marques, que é um dos líderes da greve.

Os policiais que se dispuseram a voltar para o patrulhamento ostensivo estão fazendo isso a pé. A assessoria de imprensa do Comando Geral da Polícia Militar confirmou a retomada dos serviços, mas ocorre de forma gradativa.

Reivindicações

A categoria solicita melhores condições de trabalho como reforma de viaturas e compra de equipamentos. Marques comenta que uma das indignações é a falta de coletes táticos para uso dos policiais militares. "O número efetivo de PMs atualmente é de 7.600. Mas nossos coletes não chegam a 3.000", afirma.

O presidente da associação relata que as viaturas do Estado estão em péssimas condições de uso. Segundo o presidente, 85% dos automóveis têm problemas de segurança que impedem o policial de ir à rua com o veículo.

"Na semana passada, um cabo morreu durante uma ronda na cidade de Alexandria por causa do freio da viatura", disparou.

Questionada pelo R7, a assessoria da Polícia Militar informou, por telefone, que o incidente está sendo investigado pelo 7° Batalhão, o qual aguarda a conclusão da perícia. "É cedo afirmar que o acidente foi causado por causa da falta de freio", afirmou o coronel Eduardo Franco.

Franco comentou também que o comandante geral da PM não se posicionou se irá ou não prender, de fato, tais PMs que se entregarem. "Ele está analisando, juntamente com o governo, qual atitude deverá ser tomada", disse.

Histórico

O Estado do Rio Grande do Norte enfrenta paralisações das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros desde o dia 19 de dezembro. A categoria pede regularização de salários atrasados e melhores condições de trabalho. Os agentes de segurança se negam a sair dos prédios públicos e trabalham, então, em regime de plantão.

No dia 25 de dezembro, a desembargadora Judite Nunes, do TJ-RN, aceitou pedido da Procuradoria do Estado e considerou a paralisação ilegal. A Justiça determinou que os agentes públicos reassumissem suas funções imediatamente. Mas os policiais decidiram manter a ação de não ir às ruas.

O Estado solicitou ao governo federal o envio da tropa do Exército para conter a onda de ocorrências registradas como furtos, roubos e saques. A ação, denominada de Potiguar III, começou na sexta-feira (29) na região metropolitana de Natal e no município de Mossoró. Ao todo, 2.800 homens patrulham as cidades.  

Com informações do Portal R7!

Pontos moeda