Polícia

Cai o número de assassinatos no Espírito Santo durante o carnaval, aponta Sesp

Foram registrados 28 homicídios entre os dias 14 e 17 deste mês, dois a menos que no ano passado. Secretário, no entanto, diz que não há o que comemorar

Segundo a Sesp, foram registrados 28 assassinatos no Espírito Santo durante o carnaval Foto: ​TV Vitória

O número de homicídios no Espírito Santo durante o feriado de carnaval caiu este ano, em relação a 2014. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), foram registrados 28 homicídios entre os dias 14 e 17 deste mês, dois a menos que no ano passado.

Apesar da redução o secretário de segurança, André Garcia, disse que não há o que comemorar. "Mesmo considerando que estatisticamente é uma redução importante, nós tivemos ainda muitas mortes. Vinte e oito homicídios em nosso Estado é um número que não nos deixa com nenhum sentimento que não seja de indignação e com uma determinação para que no próximo ano a gente consiga diminuir [esse índice] ainda mais", ressaltou o secretário.

André Garcia disse ainda que foram adotadas algumas medidas nos municípios considerados mais violentos, mas que a intolerância e a banalidade foram fatores responsáveis pela violência em alguns locais. "Temos que impedir que haja tantos casos de intolerância, de desapego à vida como nós assistimos em alguns pontos de folia", salientou. 

Além dos assassinatos, 253 pessoas foram atuadas pela Polícia Civil. Desse total, 240 continuam presas. 

A Operação Carnaval 2015 contou com a participação de 5.773 policiais militares e 902 viaturas, que reforçaram o policiamento nos balneários e nos locais de grande aglomeração de pessoas em todo o Estado. A Polícia Civil também reforçou o efetivo e ampliou o atendimento nas unidades e o Corpo de Bombeiros manteve o atendimento desenvolvido durante o Plano Verão.

Trânsito

Ainda segundo o balanço da Sesp, foram registrados 258 acidentes nas rodovias estaduais do Espírito Santo durante o carnaval. Desse total, 95 deixaram 112 pessoas feridas e uma morta. Também foram realizados 937 testes de bafômetro e confeccionados 143 autos de infração por embriaguez.

Durante as ações, 173 veículos foram removidos, 157 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 45 Certificados de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLVs) foram recolhidos, além de 729 autos de infração de trânsito confeccionados e 32 condutores encaminhados às delegacias. O BPTran realizou um total de 31 operações de fiscalização. Os dados são referentes aos municípios da Grande Vitória: Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Pontos moeda