Polícia

Fuga no Xuri: após uma semana, oito detentos continuam foragidos

Na lista dos internos que escaparam do presídio estão internos que estavam presos pelos crimes de homicídio e roubo

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Os oito detentos que fugiram da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1, no Complexo de Xuri, há uma semana, ainda não foram recapturados. A fuga aconteceu na madrugada da última quinta-feira (16), e os internos teriam utilizado a abertura de ventilação da cela onde estavam alojados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A Secretaria da Justiça (Sejus) informou, através de nota, que atua em conjunto com as forças policiais para recaptura dos oito foragidos. O esforço é feito por meio da Subsecretaria de Inteligência Prisional, juntamente com policiais penais que fazem parte do quadro operacional.

A fuga foi descoberta no momento da contagem de internos nas galerias. De acordo com a secretaria, assim que tomou ciência do ocorrido, o Ciodes e as autoridades competentes foram imediatamente comunicados.

"Policiais penais atuam nas áreas de entorno do complexo na tentativa de capturar os foragidos. A Sejus ressalta que a Corregedoria da pasta acompanha o caso e uma apuração minuciosa vai investigar as circunstâncias da fuga", destacou em nota.

Três servidores foram afastados após fuga

Após o ocorrido, três servidores da Sejus foram afastados das funções. De acordo com a secretaria, as investigações realizadas apontaram falhas de procedimentos operacionais. Agora, a pasta irá pedir a instauração de inquérito junto à Policia Civil e o auxílio do Ministério Público para apurar o ocorrido.

A Secretaria ressaltou que, embora a unidade esteja com déficit de vagas, havia quantitativo suficiente de servidores para garantir a segurança da unidade prisional.

A Sejus não divulgou os nomes completos dos fugitivos, apenas as iniciais. Na lista dos internos que escaparam do presídio estão internos que estavam presos pelos crimes de homicídio e roubo.

Veja a lista dos fugitivos divulgada pela Sejus

A. B. - Estava no sistema desde dezembro de 2013, pelos crimes nos artigos 33; 35; 121 e 157 do CP. Também no artigo 16 da Lei 10.826/03.

G. C. de S. D. - Estava no sistema desde novembro de 2014, pelos crimes nos Artigos 121 do CP e 14 da Lei 10.826/03

H. F. B. - Estava no sistema desde de julho de 2020, pelo crime no artigo 33 do CP.

J. P. dos S. - Estava no sistema desde novembro de 2016, pelo crimes nos artigos 157, 151 e 121 do CP. Também nos artigos 33 e 35 da Lei 11.343/06.

J. C. D. S. - Estava no sistema desde dezembro de 2015, pelo crime no artigo 121 do CP.

M. S. F. - Estava no sistema desde março de 2016, pelos crimes nos artigos 33, 121 do CP. Também no artigo 44 da Lei 9605/98.

W. F. G. - Estava no sistema desde julho de 2017, pelos crimes nos artigos 33, 157, 121 do CP.

W. S. da C. - Estava no sistema desde fevereiro de 2016, pelos crimes nos artigos 16 da Lei 10.826/03 e 33 do CP.

Leia também:

>> Sejus afasta três servidores após fuga de oito presos em Xuri

>> Oito detentos fogem de presídio de Vila Velha por ventilação da cela

Pontos moeda