Polícia

Jovem dá 'mata-leão' em suspeito de importunação sexual em ônibus do Transcol

Késia da Silva de Carvalho,de 19 anos, conta que seguia para o trabalho, na manhã desta sexta-feira, quando foi alertada por outra passageira sobre o ocorrido

Foto: TV Vitória
Ônibus parou no Terminal de Jardim América e suspeito tentou fugir, mas foi agredido e preso

Uma jovem de 19 anos afirma ter sido vítima de importunação sexual dentro de um ônibus do sistema Transcol, na manhã desta sexta-feira (25). O homem foi agredido pela vítima e, em seguida, preso em flagrante.

O caso aconteceu por volta das 7 horas, em um coletivo da linha 506, que liga os terminais de Laranjeiras, na Serra, e Itacibá, em Cariacica. A representante comercial Késia da Silva de Carvalho conta que seguia para o trabalho, quando foi alertada sobre a importunação.

Ela conta que, já perto do terminal de Jardim América, também em Cariacica, uma mulher a avisou que o suspeito estava encostando as partes íntimas nela. Quando ela virou para trás, percebeu a situação e resolveu gritar, chamando a atenção do motorista e dos outros passageiros sobre o que estava acontecendo.

"O ônibus estava lotado, tinha muita gente. Eu estava em pé e uma menina me tocou, me alertando que tinha um homem atrás de mim, me assediando. Até então, eu não tinha notado. Achei que, pelo ônibus estar lotado, era alguém passando ou algo do tipo. E quando eu fui ver, olhei para trás e realmente tinha sim um cara atrás de mim sem nenhum palmo de distância. Foi muito difícil".

O motorista do ônibus parou no terminal de Jardim América e, assim que abriu as portas do coletivo, o suspeito tentou fugir. No entanto, foi contido pelos seguranças do terminal, que acionaram a Polícia Militar.

Foto: TV Vitória
Késia conta que foi atrás do suspeito e o agrediu com um 'mata-leão'

Revoltada a jovem agrediu o suspeito, de 51 anos, com um golpe conhecido como mata leão. "Foi quando eu saí correndo atrás dele e fui para a agressão mesmo. Os seguranças seguraram ele e chamaram a viatura".

Tanto o suspeito quanto a vítima foram encaminhados para o Plantão Especializado da Mulher, em Vitória.

"Ele alegou que não teria ocorrido a prática criminosa, que isso teria sido um mal entendido. Ele falou de uma forma bem breve e sucinta. A mulher não. Já narrou detalhes, a vítima explicou o que teria acontecido", destacou o delegado Brenno Andrade.

Familiar alega que suspeito tem problemas mentais

O homem estava acompanhado da irmã, que alegou para o delegado que ele tinha problemas psicológicos. A mulher disse ainda que essa não foi a primeira vez que o suspeito importunou mulheres dentro de um ônibus.

"Para comprovar e corroborar que o fato realmente aconteceu, esse suspeito estava acompanhado de uma pessoa mais idosa, e essa própria pessoa falou que não foi a primeira vez que ele fez isso. E alegou ainda que ele teria supostos problemas mentais. No entanto, no âmbito da esfera policial, nada foi apresentado em relação à condição dele, de supostamente ter algum problema mental. Isso vai ser analisado pelo juiz", frisou o delegado.

Foto: Reprodução TV Vitória

O suspeito foi preso em flagrante e autuado pelo crime de importunação sexual. Em seguida, foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.

"Ele pode responder a uma pena de um a cinco anos de reclusão, ou seja, não admite fiança. Ele foi encaminhado ao presídio e agora vai ficar à disposição da Justiça para responder ao devido processo legal", disse Brenno Andrade.

Importância de não se calar

A jovem de 19 anos conta que já havia presenciado situações parecidas, mas essa é a primeira vez que é vítima desse tipo de crime. 

"É na escola, no trabalho, na rua. É difícil suportar tudo isso, mas tem que ter uma iniciativa. Todos têm que dar as mãos para acabar com isso, porque as pessoas têm que respeitar o nosso corpo", afirmou.

Késia também alerta as mulheres sobre a importância de não se calar. "A minha parte eu fiz, não só por mim, mas por todas as mulheres. Se eu não tivesse feito, ele poderia fazer com outra, em outro Transcol. Eu não sou objeto, você não tem que me tocar".

LEIA TAMBÉM:
>> Homem é preso por se masturbar dentro de ônibus ao ver mulher amamentando em Cariacica
>> Homem é preso por se masturbar em praça de alimentação de shopping em Vitória
>> Mulher é assediada em ônibus do Transcol em Vila Velha, reage e homem é preso

Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda