Polícia

Familiares de detentos se desesperam com confusão na penitenciária do Xuri, em Vila Velha

A tarde do Domingo de Páscoa foi de drama para parentes de  presos do Complexo Penitenciário do Xuri, em Vila Velha. Familiares, que visitavam parentes presos informaram que houve uma confusão no local depois de um agente penitenciário ter puxado uma arma para um preso no momento da visita.

“Começou a confusão de um rapaz  que ia beber água e um agente não gostou e puxou uma arma para atirar. Estava cheio de visitantes no momento, os outros presos se revoltaram com a situação já que havia risco para os seus familiares. Depois da confusão  nós fomos colocados para fora e  vários agentes do DOT (Diretoria de Operações Táticas) entraram, ouvimos tiros e não sabemos o que está acontecendo”, disse a mãe de um detento na tarde deste domingo (20). Ela não    quis se identificar.

Outra familar de detento confirmou a história e estava revoltada com a atitude do agente, que teria puxado a arma. “Tudo começou porque o agente queria que o preso levasse uma caneca pra ele, mas ele falou que estava com água. O agente não gostou e apontou uma 12 (escopeta, calibre 12). Aí os outros presos se revoltaram e começaram a quebrar tudo. A visita estava quase no final, fomos colocados para fora, não sabemos o que está acontecendo. E tudo por despreparo de um agente”, lamentou a sogra de um detento, que preferiu não se identificar.

Secretaria de Justiça

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Justiça informou que “registrou um tumulto na Penitenciária Estadual de Vila VelhaIII (PEVV III), no complexo do Xuri, na tarde deste domingo (20). Duranteo horário de visita, os internos se exaltaram quando um visitante foi abordado com suspeita de ter entrado na unidade com material ilícito (droga). A situação já foi controlada e não houve registro de feridos”. A assessoria de imprensa da Sejus negou que tiros de bala de borracha tenham sido disparados.

 

Pontos moeda