Polícia

Passageiros têm celulares roubados pelas janelas em ônibus; crime tem se tornado comum na Serra

Esse tipo de roubo tem sido frequente no entorno do Terminal de Carapina; assaltantes aproveitam distração das vítimas quando elas estão falando ao telefone

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução TV Vitória

Os assaltos a ônibus ganharam uma nova modalidade no Terminal de Carapina, na Serra. Passageiros se queixam que estão tendo os celulares roubados pela janela dos coletivos por bandidos que se aproveitam de momentos de distração.  

Foi o que aconteceu com a auxiliar administrativa Stéfany Pereira. No começo deste mês, ela falava ao telefone, sentada próxima à janela, enquanto o ônibus entrava no terminal. 

"Foi quando um homem desconhecido que passava numa bicicleta, passou perto da janela onde eu estava, estendeu o braço e puxou o telefone da minha mão e foi embora tranquilamente", contou. Ela não teve tempo de reagir pois o Transcol entrava no terminal.

Com o roubo, ela teve um prejuízo de R$ 2600. Os demais passageiros disseram a ela que essa abordagem tem sido comum no entorno do Terminal de Carapina. Os suspeitos estão agindo próximos aos ônibus que chegam ou saem e sempre de bicicleta.

Foto: Reprodução TV Vitória
Auxiliar administrativa Stéfany Pereira teve celular roubado pela janela do ônibus quando o veículo entrava no Terminal de Carapina

A auxiliar até foi à Delegacia da Serra para fazer um boletim de ocorrência, mas foi informada que o aparelho roubado não poderia ser rastreado.

Por conta própria, ela rastreou o celular e chegou a ir com o pai até a casa onde o aparelho estaria. "Mas nós não pudemos fazer nada, pois não poderíamos entrar na casa de alguém dessa forma", explicou.

Uma vendedora, de 23 anos, que preferiu não ser identificada, foi roubada na última terça-feira (17). Ela estava em um ônibus, próximo à janela, saindo do Terminal de Carapina. A vítima contou que teve o aparelho levado, quando o veículo acessava a BR-101, enquanto ela falava ao telefone. 

LEIA TAMBÉM: Polícia prende suspeitos que planejavam ataque a rivais em Cariacica

"Foi tudo muito rápido. Fiquei sem reação e não entendi o que aconteceu. Fiquei com um prejuízo de R$ 1500, sendo que ainda estava pagando pelo aparelho", lamentou. Além do celular, ele tentou usar o cartão de crédito da vitima. "Graças a Deus que o pouco dinheiro que tinha ele não conseguiu usar pois estava bloqueado", contou.

Quem compra celular com procedência desconhecida pode responder por receptação, diz delegado

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que este ano já foram contabilizadas 264 ocorrências envolvendo furtos e roubos em coletivos na Serra, sendo 33 na região de Carapina. Em 2021, de janeiro a abril, foram 280. Do total, 43 no bairro. Em 2020, no mesmo período, ocorreram 265 roubos em ônibus no município serrano. 

Foto: Reprodução TV Vitória
Delegado Douglas Vieira, da Delegacia de Divisão Patrimonial, explica que passageiros devem ficar atentos ao utilizar seus telefones próximos à janela dos ônibus

O delegado Douglas Vieira, da Delegacia de Divisão Patrimonial, salientou que o roubo de telefones pelas janelas não são contabilizados separadamente, mas que a prática tem sido comum. Ele alerta que os passageiros devem ficar atentos para não dar oportunidade aos ladrões.

Ele fez um alerta para quem compra celular, produto de roubo. "Quem compra um telefone celular sem procedência, por um preço muito menor que o praticado, pode estar incorrendo em crime de receptação de mercadoria roubada. E se estiver em posse do aparelho, pode ser preso em flagrante delito". 

Sobre a reclamação da auxiliar administrativa que não teve o celular rastreado pela polícia, Vieira disse que todos os casos registrados são apurados. "Isso é uma técnica de investigação que temos e que não é possível revelar. Avaliamos cada caso. Mas é importante a vítima sempre registrar as ocorrências, não deixando de procurar a delegacia", recomendou. 

* Com informações da repórter Alice Mourão, da TV Vitória/Record TV.


Pontos moeda