Polícia

Mulheres denunciam golpe que oferece fraldas grátis para grávidas

Conhecido como "golpe da fralda", criminosos utilizam a imagem de celebridades, como a influenciadora digital Viih Tube

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
Foto: Montagem / Folha Vitória

A chegada de um bebê causa uma transformação na vida dos casais, principalmente das mulheres. Além da emoção e da felicidade com o novo membro da família, há também muita preocupação, principalmente com os gastos para garantir o conforto da criança. 

É por isso que uma ajuda é sempre bem-vinda, principalmente quando se trata de itens de primeira necessidade para o bebê, como as fraldas. E é neste ponto que golpistas têm agido para enganar gestantes pela internet. 

Conhecido como "golpe da fralda", criminosos estão utilizando a imagem de celebridades, como a influenciadora digital Viih Tube, como uma garota propaganda para uma famosa marca de fraldas.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em outros vídeos, algumas supostas mães também ensinam os seguidores a conseguirem os produtos gratuitamente, o que também faz parte da armação. 

No golpe, o criminoso informa que basta responder um quiz enviado por ele para receber um kit de fraldas grátis. Após concluir o teste, o golpista pede para a vítima depositar uma quantia em dinheiro, que seria o valor do frete para a entrega dos produtos.

É neste momento que o golpe é concluído, uma vez que a vítima deposita a quantia, mas não recebe os produtos. 

Golpes viralizaram

Por conta das denúncias, alguns criadores de conteúdo passaram a produzir vídeos para alertar os seguidores sobre o golpe das fraldas. Em um deles, publicado no YouTube, algumas mulheres dividiram suas experiências. 

"Ainda bem que vim pesquisar antes de fazer o Pix", diz uma internauta. "Quase fiz o Pix do frete", revela outro. 

O problema chegou a uma proporção tão grande, que a própria Pampers, marca cujo nome foi o mais utilizado pelos golpistas, chegou a publicar um pronunciamento nas redes sociais. 

Na publicação a marca deixa claro que não realiza nenhum tipo de sorteio ou promoção para os seguidores nas redes sociais. 

"A Pampers NÃO realiza quiz, sorteios ou enquetes que premiam o participante via rede social! A única promoção vigente no momento é a Experimente Grátis, através do site oficial experimentepampers.com.br. Não clique, compartilhe dados ou participe de promoções em nome de Pampers que não seja publicada pelo perfil verificado: @pampersbrasil. Caso receba esse tipo de promoções fakes, denuncie", informou a Pampers em pronunciamento. 

Nos comentários da publicação, diversas mulheres denunciam terem sido vítimas do golpe, tendo depositado o dinheiro do suposto frete para receberem as fraldas.


"Poxa vida, fiz um pix de R$ 47 de frete para receber o kit ontem, meu Deus, fui enganada", relata a internauta Mariana Gonçalves.

Outra que também disse ter caído no golpe foi Luana Almeida. Além do dinheiro, ela agora está preocupada com o fato de ter fornecido os dados para o golpista:

"Eu também! Acabei de fazer o pagamento e só tive a ideia de ver o insta da Pampers agora. Estou tão chateada comigo mesma. Preocupada porque forneci os meus dados", disse.

A internauta Estefane Portugal ficou revoltada por ter sido vítima dos estelionatários:

"Que raiva. Acabei de fazer o Pix. Agora achando que tinha ganhado pacote de fraldas grátis", disse.

Já Sharlienne Farias revelou que desconfiou no final do quiz e não foi vítima dos criminosos:

"Eu respondi e coloquei meus dados naquela porcaria, só que na hora do Pix veio uma luz e eu fui analisar o copia e cola, e não continha o nome da Pampers. Lamento em quem perdeu o dinheiro", disse.

Polícia orienta a registrar o caso

Procurada pela reportagem, a Polícia Civil informou que não é possível informar se há investigações em andamento sobre este tipo de crime no Estado, uma vez que em casos que não há prisão em flagrante, a vítima deve realizar um boletim de ocorrência. 

LEIA TAMBÉM: PM baleado na Serra segue internado e precisa de doação de sangue

Entretanto, a Polícia Civil informou que o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) comporta dados de estelionato de forma geral, não havendo discriminação por tipo de golpe.

Pontos moeda