Polícia

Ao menos nove internos conseguem escapar de complexo penitenciário

Policiais e agentes descobriram que um dos internos utilizou um cabo de vassoura para conseguir pegar o molho de chaves e abrir os portões.

Foto: Divulgação

Ao menos nove jovens em fase conclusiva de medida socioeducativa fugiram na noite de terça-feira (11) da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), localizada na área do complexo penitenciário do Xuri, em Vila Velha.

Segundo o que foi relatado para a polícia, por volta das 20h um dos agentes viu pelo monitoramento que havia uma movimentação em um determinado ponto da unidade. Quando os agentes chegaram ao local, viram os socioeducandos pulando a última cerca que dá acesso à área externa da unidade. 

Ainda segundo a ocorrência, os agentes recorreram as  câmeras de monitoramento para analisar como os socioeducandos conseguiram fugir da unidade. 

Policiais e agentes descobriram que um dos internos utilizou um cabo de vassoura para conseguir pegar o molho de chaves e abrir os portões. A fuga ocorreu no horário de troca de plantão e jantar dos agentes. Todos os fugitivos cumpriam medida socioeducativa em fase terminal. 

Segundo o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases), buscas foram realizas no entorno da unidade. Mas os fugitivos não foram localizados até o momento. 

Apesar de estar localizada na área do presídio de Xuri, a Unimetro integra o complexo do Iases. Nela estão os socioeducandos que cometeram algum ato infracional quando adolescentes e durante o período de medida socioeducativa completaram a maior idade. Na unidade estão os jovens com idades entre 18 e 21 anos.

Por meio de nota, o Iases confirmou a fuga dos nove jovens e disse que a Polícia Militar foi acionada para proceder à recaptura. O Instituto já está apurando rigorosamente as causas da fuga.

Pontos moeda