Polícia

Violência: em menos de uma semana, Vila Velha registra oito homicídios

As tentativas de homicídios e os diversos tiroteios também deixaram os moradores do município assustados

Foto: Reprodução TV Vitória

O município de Vila Velha, que muitas vezes se destaca pelas praias e belezas naturais, tem chamado atenção por outro motivo: a insegurança. Nesta semana, a violência deixou os moradores amedrontados. Pelo menos oito pessoas foram vítimas de homicídio no município, além das diversas tentativas e dos tiroteios.

No último domingo (28), um homem de 35 anos foi assassinado a tiros no bairro Divino Espirito Santo. Testemunhas contaram que a vítima foi assassinada quando estava saindo de uma padaria. Ele foi abordado por quatro criminosos armados que atiraram por diversas vezes. 

No mesmo dia, Fernando de Oliveira Reis, de 42 anos, conhecido como Fernando Cabeção, foi morto com vários disparos na subida da Terceira Ponte. Ele era acusado de ser um dos intermediários do assassinato do juiz Alexandre Martins em 2003. Ainda no domingo, um jovem de 19 anos foi morto com 13 tiros no bairro Dom João Batista.

Mais um assassinato foi registrado na terça-feira (30). Desta vez, a vítima foi um casal do bairro Boa Vista. Os dois estavam dentro de um carro quando outro veículo passou e efetuou os disparos. A mulher morreu na hora. O homem chegou a ser socorrido mas não resistiu as ferimentos e veio a óbito antes de chegar no hospital. 

Também na terça-feira, um homem de 30 anos passava por Cobilândia, quando um veiculo se aproximou e os ocupantes realizaram diversos disparos. Ele foi socorrido, mas morreu no hospital.

Na quarta-feira (01) à noite, o adolescente Pedro Henrique Martins Braz, de 17 anos,  foi assassinado com vários tiros no bairro Ilha dos Ayres. Os suspeitos teriam chegado de bicicleta e dispararam contra o jovem. Familiares contaram que o rapaz já teve envolvimento com o tráfico de drogas, mas acreditavam que ele tinha largado a vida do crime.

No mesmo dia, outro jovem também foi vítima da violência. Desta vez o crime foi em Cristóvão Colombo. Yago Nascimento Alves, de 20 anos, foi morto com 25 tiros. Assim como no caso de Pedro, o suspeito teria chegado de bicicleta. Segundo a policia, os dois assassinatos dos jovens podem estar relacionados. Lucas Melo Cravo, de 20 anos, foi detido suspeito de ter praticado o crime.

Ao todo, foram oito assassinatos registrados só nesta semana. Sem contar com as tentativas de homicídios e tiroteios que também aconteceram no município canela verde. 

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Ramalho, a maioria dos crimes têm ligação com o tráfico de drogas e as armas utilizadas, normalmente, são ilegais. "Cerca de 80% dos homicídios estão relacionados à crimes ligados ao tráfico de drogas e armas ilegais. A maioria dos envolvidos são jovens entre 12 a 18 anos", afirma. 

Ainda de acordo com o secretário, em 2020 o Espírito Santo registrou um aumento no número de homicídios, quando comparado ao mesmo período do ano passado. 

"Este ano tivemos um aumento. O mês de março registrou um aumento considerável. Em abril e maio tivemos uma queda. Junho voltou a registrar um aumento quando comparado com o ano passado. Cerca 20% aumento dos casos de junho pode ser justificado pelo fato que junho de 2019 tivemos a menor taxa de homicídios na história", explica.

Diversas operações são realizadas em todo o Estado. Traficantes e homicidas estão sendo presos. Mas, de acordo com o secretário, quando são soltos, acabam voltando para a criminalidade. "Operações continuam sendo realizadas, 700 homicidas já foram presos. Vamos continuar trabalhando", conclui. 

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

Pontos moeda