Polícia

Golpe do Pix: comerciantes levam prejuízo em bairro de Cariacica

Titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade, alerta para que comerciantes fiquem atentos a certos comportamentos

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória


Foto: Reprodução TV Vitória

Comerciantes de Cariacica levaram prejuízos com o chamado golpe do Pix. Durante, as compras, criminosos apresentaram falsos comprovantes da transação financeira instantânea.

Segundo o depoimento das vítimas, o golpista aborda o lojista, escolhe a mercadoria normalmente, mas na hora de efetuar o pagamento digita a chave Pix do dono do estabelecimento e finge que autorizou a transação. Ele mostra um falso comprovante da transferência bancária. 

A proprietária de uma loja de ração para animais, Michelle Nunes, disse que o  homem escolheu várias mercadorias e estava muito tranquilo, como um cliente habitual. 

"Ele veio no momento em que a loja estava fechando. Nosso caixa estava fechado, mas atendemos ele. Infelizmente, foi tudo muito rápido e meu filho não teve tempo de conferir no extrato se o dinheiro havia caído em nossa conta. Ele mostrou o comprovante no celular com a tela trincada, para dificultar ainda mais, mas, na verdade, a transação não foi realizada", contou. O prejuízo foi de mais de R$ 100.

Foto: Reprodução TV Vitória
A proprietária de uma loja de rações em Porto de Santana, Michelle Nunes, foi vítima do chamado golpe do Pix e teve um prejuízo de R$ 100

No mesmo dia, segundo a vítima, o mesmo homem foi visto em outras lojas do bairro. "Outros colegas aqui na região já sofreram esse golpe usando o Pix. É algo que está acontecendo. A gente ouve histórias, mas nunca pensa que vamos ser as vítimas", lamentou.

LEIA TAMBÉM: Chileno e venezuelano são detidos suspeitos de furtar celular de adolescente em ônibus

Ela disse que vai passar a ficar mais atenta e que vai começar a utilizar a leitura de QR Code pela máquina de cartão de crédito. "Passarei a pedir que mande o comprovante para o meu número de WhatsApp. Além disso, posso solicitar que a própria máquina possa pedir autorização para pagar pelo Pix", explicou.

Delegado pede que comerciantes não tenham pressa em finalizar as vendas para evitar golpes

O titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade, alerta para que comerciantes fiquem atentos a certos comportamentos de quem usa o Pix para fraude. 

"Tomem cuidado com Pix programado e com comprovantes falsos de Pix. Recebemos muitas ocorrências deste tipo aqui na delegacia. Sabemos que, com a correria do dia-a-dia, o comerciante não tem tempo de checar as informações, mas é preciso colocar na balança o que é mais importante: a sua segurança ou celeridade do negócio?", recomendou.

Foto: Reprodução TV Vitória
Titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, delegado Brenno Andrade, recomenda que os comerciantes não tenham pressa e confiram as informações de pagamento

Ele pediu que o comerciante não tenha pressa em finalizar as transações eletrônicas. "Se você tiver essa calma, com certeza, você conseguirá distinguir se a situação se trata de um golpe. Muitos casos são simplesmente falta de atenção", reforçou. 

Como agir se você for vítima

Se mesmo com todos os cuidados, a pessoa acabar sendo vítima de golpe, a recomendação dos especialistas é elaborar o boletim de ocorrência o mais rápido, apresentando o máximo de provas e detalhes que puder. O BO pode ser feito de forma online, sem necessidade de comparecer a uma delegacia de polícia.

Dicas para evitar cair em golpes do Pix

- Estabeleça um limite diário para transferência via Pix no app ou site oficial do seu banco;
- Realize transações somente no app ou site oficial do seu banco;
- Certifique-se que o site do banco ou da loja que você está navegando é o correto;
- Confira se o site em que está navegando é seguro clicando no cadeado que fica ao lado da barra de endereço do navegador;
- Não clique em links ou baixe arquivos de e-mails suspeitos. Confira se o e-mail possui um domínio confiável. Em caso de dúvida, procure um canal de comunicação oficial;
- Não realize transações financeiras quando estiver conectado em redes públicas como de shoppings e restaurantes;
- Ao divulgar sua chave Pix para pessoas e empresas que você não tem relação de confiança, prefira informar a chave aleatória;
- Ative a autenticação de duas etapas em todos os aplicativos e redes sociais que oferecerem a opção.

LEIA TAMBÉM: 

>> Golpe do Pix: mulher de 23 anos é suspeita de dar prejuízos para comerciantes no Sul do ES

>> Receita Federal faz alerta para golpe de empréstimos utilizando Pix

* Com informações do repórter Lucas Melo, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda