Polícia

Mais de 280 caranguejos são apreendidos no município de Serra

De acordo com os policiais, denúncias anônimas indicaram os locais onde os crustáceos estariam sendo vendidos abaixo do tamanho mínimo permitido

Crustáceos foram encontrados em bairros da Serra Foto: Divulgação

Três homens foram detidos após uma equipe de fiscalização do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreender 285 unidades de caranguejo-uçá, que estavam sendo comercializados irregularmente nos bairros Barcelos e Porto Canoa, em Serra. O trio detido, dois homens de 30 e um jovem de 18 anos, foi encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária de Laranjeiras.

De acordo com os policiais, denúncias anônimas indicaram os locais onde os crustáceos estariam sendo vendidos abaixo do tamanho mínimo permitido, que é de seis centímetros. Durante a aferição do tamanho, apesar da maioria possuir a carapaça dentro do que estabelece a lei do IBAMA, os policiais constataram que os caranguejos estavam envoltos em uma espécie de armadilha conhecida por “redinha”, um emaranhado de fios desfiados de material utilizado para transportar cebola e adubo.

Segundo os militares, a armadilha é colocada na entrada da toca do caranguejo, fazendo com que o animal fique preso ao subir em busca de oxigênio e alimento. Os policiais alertam que esse método ainda provoca dois tipos de problemas: a não seleção das presas, capturando fêmeas ovadas e a poluição provocada pelas redinhas não recolhidas.

Ao final da ocorrência, já durante a noite, todos os caranguejos foram soltos pelos policias em um manguezal da região. Durante o processo de redistribuição dos crustáceos, foram confeccionados um relatório fotográfico e um boletim de ocorrência com as coordenadas geográficas do local da soltura. 

Pontos moeda