Polícia

Principal linha de investigação aponta para "execução" de advogado em Vila Velha

Além do suspeito preso, mais dois foram identificados pela polícia

Joilson (esquerda) já foi preso e "Pelé" (meio) e "Menor" (direita) ainda são procurados pela polícia / Foto: Reprodução TV Vitória

O suspeito de envolvimento do crime que vitimou um advogado, em Vila Velha, foi preso e outros suspeitos foram identificados. Após essa prisão, a linha de investigação da polícia passou de latrocínio para execução. A prisão foi anunciada nesta quinta-feira (16). 

Emerson Vieira foi assassinado no último dia 21, em Jardim Marilândia. Joilson Gonçalves dos Santos Júnior, conhecido como “Sorriso”, foi preso quando andava no bairro Boa Vista na última quarta-feira (15). Contra ele já havia um mandado de prisão em aberto relacionado à morte do advogado.

“A gente localizou o proprietário de fato do veículo, que disse que adquiriu esse veículo juntamente com Joilson. Com base nessa informação, nós procuramos outras pessoas ligadas a ele que o identificaram na cena do crime, assim como uma testemunha ocular. Representamos pela prisão, pelo crime de latrocínio”, informou o delegado Henrique Vidigal.

Além de Joilson, outros dois suspeitos já foram identificados e são procurados pela polícia: Warley Silva Santos, mais conhecido como “ Pelé”, e o comparsa dele de apelido “Menor”. O suspeito preso e “Menor” são suspeitos de abordarem o advogado, e “Pelé” de executá-lo. “Após a prisão de Joilson, confirmamos a participação de Pelé como sendo o cabeça dessa situação. O Menor auxiliou o Pelé nas suas atividades criminosas. Ele é conhecido como sendo o braço direito do Pelé”, disse o delegado.

A linha inicial de investigação era de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. Isso porque os suspeitos levaram do advogados dois cordões de ouro, a carteira e a pistola que ele usava. Porém, após a prisão de Joilson isso mudou, e agora os investigadores trabalham com a possibilidade de um crime de execução.

“O Joilson, apesar de dizer que não tinha conhecimento do que seria feito e apenas transportou “Pelé” e “Menor”, ele disse que no momento que “Pelé” o abordou em um bar localizado em Santa Rita disse que precisava que o levasse em um local para fazer uma cobrança. A gente passou a analisar a prática desse crime com outra ótica, a da execução”, destacou Vidigal.

O advogado foi assassinado no mês passado / Foto: Reprodução

Joilson já tinha passagens na Justiça por tráfico de drogas e roubo. Já Warley, de acordo com a polícia, já foi preso 10 vezes, inclusive por homicídio, fato que de acordo com o secretário de Estado de Segurança, Nylton Rodrigues, confirmou a periculosidade do suspeito.

“Ele já foi preso dez vezes, por homicídio, por tráfico de drogas, por associação ao tráfico, por roubo e por receptação. Mas nós vamos prendê-lo a décima primeira vez agora. Que fique claro que um indivíduo desse é perigosíssimo para a população, para as famílias capixabas. Um indivíduo desse não merece alvará de soltura”, alegou o secretário.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo, Homero Mafra, acompanha as investigações desde o início. De acordo com ele, a prisão de Joilson e a identificação dos outros suspeitos é uma pequena vitória diante do crime que chocou a categoria. 

“Claro que todos nós queríamos uma resposta cinco minutos depois, mas foi no tempo próprio. Tem uma pessoa presa, dois identificados e eu faço um apelo a população e a advocacia capixaba. Sabendo quem são eles, tragam informações. A morte de Emerson não pode ficar impune”, concluiu Mafra.

Veja imagens do momento do crime:


Pontos moeda