Polícia

‘Carta Marcada’ apura fraudes em emissão de CNH no noroeste do Estado

O MPES apura prejuízos aos cofres públicos com a facilitação na aplicação do exame de direção. As investigações envolvem servidores do Ciretran, proprietários e funcionários de autoescolas

Operação aconteceu nos municípios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Barra de São Francisco, Águia Branca, São Domingos do Norte, Colatina e Nova Venécia. Foto: Divulgação/MPES

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou nesta terça-feira (27) a operação “Carta Marcada” nos municípios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, Barra de São Francisco, Águia Branca, São Domingos do Norte, Colatina e Nova Venécia. 

O objetivo da ação foi apurar suspeitas de fraudes na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) envolvendo servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de São Gabriel da Palha e proprietários e funcionários de autoescolas dos municípios onde a operação foi realizada.

O nome da operação faz referência à palavra “carta”, como a CNH também é popularmente conhecida. O MPES apura prejuízos aos cofres públicos com a facilitação na aplicação do exame de direção. As investigações começaram em 2014.

Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e nove mandados de condução coercitiva, deferidos pela 2ª Vara Criminal de São Gabriel da Palha para apreender documentos, computadores, mídias e outros equipamentos e materiais.

As investigações estão sendo conduzidas por cinco promotores de Justiça com auxílio da Promotoria de Justiça de São Gabriel da Palha e da Polícia Militar. As diligências transcorreram de forma tranquila e sem incidentes.  Após o cumprimento dos mandados, os membros do MPES iniciaram a análise de documentos e dados apreendidos e tomaram declarações dos investigados, testemunhas e informantes.

Pontos moeda