Polícia

Morro do Quadro: moradores quebram ônibus e queimam objetos após morte

Militares da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) e do 1º Batalhão estiveram na região e o policiamento foi reforçado

Matheus Foletto

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/TV Vitória

Moradores do Morro do Quadro, em Vitória, atearam fogo em objetos e quebraram o vidro de dois ônibus na manhã desta quarta-feira (15). O motivo da manifestação foi a morte de um jovem ocorrida na noite de terça-feira (14) após troca de tiros com policiais militares na região.

Militares da Companhia Independente de Missões Especiais (CIMEsp) e do 1º Batalhão reforçaram o policiamento. O Corpo de Bombeiros esteve no local e o fogo foi controlado.

LEIA TAMBÉM: Ônibus não circulam e escolas e unidade de saúde são fechadas no Morro do Quadro, em Vitória

Foto: Waslley Leite/ TV Vitória

De acordo com uma moradora, que não quis se identificar, os policiais subiram a escadaria e teriam atirado no momento que viram o suspeito.

"Os policiais deram de frente com ele e atiraram na cabeça. Ele não estava armado. Não é porque ele morreu que eu vou defender ninguém não. Era um menino educado que não andava armado. Foram muitos tiros. Eu desmoronei porque estava vindo de um culto onde falávamos de salvação. A irmã desse jovem estava aceitando Jesus na hora que o irmão dela estava sendo morto", contou.
Foto: Reprodução/ WhatsApp TV Vitória
Reprodução/TV Vitória
Reprodução/TV Vitória
Reprodução/TV Vitória
Reprodução/TV Vitória

Questionamos a Polícia Militar sobre o suspeito não estar armado durante a ação. Por nota, a corporação informou que "após algum tempo em atividade no local, os militares se deparam com três indivíduos armados subindo a escadaria correndo, momento em que receberam ordem de parada, mas a ordem não foi obedecida. Os indivíduos então realizaram disparos contra a equipe, que revidou".

A nota acrescenta que "após cessado o confronto, os militares solicitaram apoio para a busca dos indivíduos e, após chegada do reforço, foi feita saturação pelo bairro, sendo um dos indivíduos que havia participado do confronto encontrado caído alvejado, ainda com um revólver calibre 38 e um rádio comunicador nas mãos. Em consulta ao Ciodes, foi constatado que o indivíduo possuía passagens por tráfico de drogas, tentativa de roubo e crimes diversos".

Também entramos em contato com GVBus, sindicato que representa as empresas de ônibus, que informou que os coletivos são das linhas 123 e 201. Eles fazem o mesmo itinerário na região do conflito. Segundo a GVBus, não houve feridos.

Secretário de Segurança garante que trabalho é feito

O Secretário de Segurança, coronel Alexandre Ramalho, garantiu que as forças de segurança estão se doando ao máximo para combater a criminalidade.

 "Temos uma legislação no Brasil que não alcança os interesses da criminalidade. Uma criminalidade juvenil, de 12 a 19 anos. Mão de obra barata utilizada amplamente pelo grande traficante, que não fica presa", afirmou Ramalho.

Entenda o caso

Um homem morreu e um policial militar acabou baleado durante um confronto, entre policiais e suspeitos, no Morro do Quadro, em Vitória. O crime aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira (15).

De acordo com informações da Polícia Militar, um patrulhamento era realizado no local, com o intuito de prevenir o tráfico de drogas. Militares fizeram um cerco em uma escadaria, para localizar indivíduos com entorpecentes e armamentos.

Durante o cerco, três suspeitos armados subiram as escadarias correndo. Os policiais deram voz de prisão, mas não foram atendidos. Com isso, diversos disparos foram realizados em direção aos militares, que revidaram.

Os policiais solicitaram reforço para o atendimento da ocorrência e, com a chegada, foram realizadas buscas para localizar armas e entorpecentes. Quando chegaram na parte superior da escadaria, um homem, de 22 anos, atingido foi encontrado.

O suspeito ferido ainda estava em posse de uma arma calibre 38 e um rádio comunicador em mãos. Ele foi encaminhado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência de Vitória, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Durante a ação, um dos militares foi atingido por um disparo, que acertou o colete balístico que ele usava.

Pontos moeda