Polícia

Adolescente que matou aluna na Bahia trocava mensagens com jovem que invadiu escola em Vitória

Henrique, que afirmou querer matar sete pessoas durante ataque, segue preso no Centro de Detenção Provisória de Guarapari. Já o adolescente baiano, segue internado em estado grave

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Folha Vitória
À esquerda: escola que sofreu ataque em Vitória; à direita: armas utilizadas por aluno na Bahia

O modo trágico como foi realizado o atentado a uma escola de Barreiras, no interior da Bahia, nesta segunda-feira (26), que acabou tirando a vida de uma aluna de 19 anos, Geane de Silva de Brito, trouxe à lembrança o ocorrido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, em Vitória, no mês passado. 

Mas será que o modo parecido de agir dos suspeitos, nos dois lugares, foi mera coincidência?

Os dois casos, separados por mais de 1.500 km de distância, mas com objetivo comum de matar estudantes e colaboradores de instituições de ensino, têm mais um ponto de contato: Henrique Lira Trad, de 18 anos, trocava mensagens com o adolescente apreendido na Bahia. A informação foi confirmada por meio da Divisão de Homicídio e Proteção à Mulher da Polícia Civil do Espírito Santo.

Henrique, que afirmou querer matar ao menos sete pessoas durante ataque, segue preso no Centro de Detenção Provisória de Guarapari. Já o adolescente baiano, que acabou baleado, segue internado em estado grave.

O que diz a Polícia Civil do Estado da Bahia

Em nota da Polícia Civil baiana, informou, por meio da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Barreiras), que investiga o ataque à escola municipal que culminou com a morte de Geane de Silva de Brito, de 19 anos. O delegado e coordenador regional Rivaldo Luz gravou entrevista sobre o assunto, confira:

O adolescente de 14 anos, autor do ato infracional, havia anunciado em redes sociais, de forma cifrada e não identificada, que realizaria o ataque. Não há câmeras de segurança dentro da instituição de ensino, mas imagens da região já foram coletadas e estão sendo analisadas, a fim de confirmar a logística do atentado.

Também segundo a PCBA, está sendo realizado um aprofundamento da investigação em meios digitais, para que se possa confirmar as intenções e relações do autor e avaliar se houve participação ou incentivo de alguma outra pessoa no ato. 

A Polícia Civil da Bahia também está em contato com autoridades de outros estados, uma vez que há indícios do envolvimento do jovem com autores de ataques fora da Bahia.

Entenda atentado na Bahia

Uma aluna cadeirante foi morta na manhã desta segunda-feira (26) no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, no oeste baiano.

Segundo informações das Polícias Civil e Militar da Bahia, um adolescente pulou o muro da escola, no bairro de São Pedro, e matou Geane de Silva de Brito, de 19 anos, com golpes de arma branca e disparo de arma de fogo.

A polícia foi chamada às 7h20. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram alunos deixando a escola correndo.

O autor do crime foi atingido por um tiro por uma pessoa ainda não identificada pelas autoridades. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para uma unidade de saúde.

O estado de saúde dele não foi divulgado. Com o criminoso, segundo a PM baiana, foram encontrados um revólver calibre 38, duas armas brancas e "aparentemente uma bomba caseira".

O adolescente que matou a cadeirante, agiu por meio de tiros e golpes de faca. O menor pegou a arma do pai, um policial militar de Brasília que havia se mudado neste ano para a cidade do oeste baiano. 

O revólver, calibre 38, estava carregado com seis balas e, segundo o PM, teria sido encontrado pelo jovem debaixo do colchão, onde costumava guardá-lo. De acordo com a Polícia Civil, ele entrou pelo portão principal como os demais alunos, embora estivesse sem uniforme - o jovem trajava roupas pretas e capuz.

A suspeita é de que o adolescente, horas antes de cometer o crime, teria passado em frente à unidade de ensino. Ele havia avisado sobre o ataque quatro horas antes por meio de uma publicação feita em seu perfil no Twitter, que foi banido da plataforma com a repercussão do caso. 

Relembre caso em Vitória

O jovem Henrique Lira Trad, de 18 anos, invadiu a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha, em Vitória, na tarde de 19 de agosto, portando uma mochila com arco e flechas, facas, três bestas, munições, bombas de fabricação caseira e coquetel molotov.

Em vídeos recebidos pela reportagem da TV Vitória/Record TV foi possível ver agentes da Polícia Militar contendo o rapaz, que estava vestido inteiramente de preto, deixando-o imóvel no chão.

Henrique foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado por motivo fútil, com impossibilidade de defesa da vítima e contra menor de 14 anos. Em audiência de custódia, teve o flagrante convertido em preventiva.


Pontos moeda