Polícia

Criminosos de grupos rivais são presos após aterrorizarem moradores em Cariacica

Os confrontos mais constantes são entre traficantes do Morro do Quiabo e Santa Rosa

Foto: TV Vitória
Morro do Quiabo, em Cariacica

Nos últimos dias, várias prisões foram realizadas em Cariacica. Entre elas, traficantes de grupos criminosos rivais que foram parar atrás das grades. Reduzindo assim, o impacto da guerra pelo tráfico de drogas no município que, segundo a Polícia Militar, é a causa para tantos confrontos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

"A guerra do tráfico é o principal motivador disso. O envolvido com a prática criminosa, ele quer sempre demonstrar poder, além disso, ele visa tomar o controle do tráfico rival. Então, através da ostentação de armas e na tentativa de ataques armados ao rival, ele busca esses objetivo", afirmou o capitão Pontes, da Polícia Militar. 

A guerra é promovida por criminosos de gangues opostas. Os confrontos mais constantes e violentos são entre traficantes do Morro do Quiabo, em Porto Novo,  e criminosos de Santa Rosa, que fica perto de Flexal I.

"A proximidade dessas duas regiões de tráficos rivais, é um dos principiais motivos que leva a esses confrontos recorrentes que, na verdade, nós temos conseguido frustrar a maioria deles", acrescentou o capitão.

Para reprimir os criminosos e tentar conter a expansão do território do tráfico de drogas, a Polícia Militar intensificou o policiamento nessas áreas de conflito. Uma das estratégias adotadas pela PM é chegar às lideranças das organizações criminosas.

"Essa é uma das estratégias. A primeira delas nós colocamos mais policiamento nas ruas, isso pode ser observado pelo morador. Isso é importante para o primeiro momento para garantir o deslocamento do morador. No segundo momento temos outras estratégias, sendo monitorar esses grupos criminosos e as ações deles para orientarmos nossas ações para conseguirmos surpreender esses grupos e tirar esses indivíduos de circulação", explicou o capitão.

Combate ao tráfico em Cariacica

Na última quarta-feira (21), a Polícia Militar realizou uma operação no bairro Porto Novo. Quando os militares chegaram na área de mata do Morro do Quiabo, viram 10 homens armados.

Segundo a PM houve troca de tiros. Quatro suspeitos foram presos, entre eles, um rapaz de 23 anos, conhecido na região como "VN". Ele é apontado pela polícia como gerente do tráfico de drogas. Além das prisões, duas pistolas, drogas e munições foram apreendidas.

Na outra semana, Patrick Alexandre de Jesus da Silva, conhecido no Morro do Quiabo como "PK", foi preso. Ele é apontado pela PM como líder do tráfico de drogas no morro. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto.

"PK" também é suspeito de cometer assassinatos na região de Porto Novo e de trocar tiros com a polícia em um ataque que ele teria promovido contra traficantes de Santa Rosa.

Em agosto, outra prisão importante. Carlos Eduardo Pires Lima, o "Chicão", de 28 anos, foi detido. Contra ele havia mandados de prisão em aberto e, segundo a polícia, o homem é suspeito de promover ataques no Morro do Quiabo. Como resposta à prisão, traficantes do morro, que são rivais de Chicão, tentaram invadir Santa Rosa.

Prisões representam uma contribuição para a vida da comunidade, diz PM

Além dessas, outras prisões importantes foram registradas. Ao todo, foram sete nos últimos dias, de acordo com a PM. 

"A partir do momento que você retira de circulação indivíduos que estão ostentando armas de fogo na comunidade, pregando terror na comunidade, indo em comunidades rivais e tentando tomar o poder dessas comunidades, você demonstra uma importante contribuição para a comunidade que não terá mais aqueles indivíduos", ressaltou o capitão Pontes.

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/RecordTV.

Pontos moeda