Polícia

VÍDEO | Policiais são recebidos a tiros por criminosos no bairro Planalto Serrano, na Serra

Durante a confusão, um homem foi detido e outro conseguiu escapar; armas, munições e dinheiro foram apreendidos

Foto: Reprodução

A noite da última segunda-feira (26) foi marcada pela violência em Planalto Serrano, na Serra. Mais uma vez, policiais foram recebidos a tiros por criminosos, enquanto faziam um patrulhamento de rotina na região conhecida por "bloco A".

Os militares receberam informações, via disque-denúncia, sobre um veículo com dois homens em atitude suspeita. Na tentativa de abordagem, os ocupantes do carro abriram as portas e efetuaram disparos contra os militares, que revidaram. 

Em seguida, os suspeitos saíram em fuga pelas vias do bairro, ainda efetuando disparos contra a guarnição. Eles só foram parar quando o motorista perdeu o controle do veículo. Mesmo assim, eles saíram do carro e continuaram atirando contra os policiais, atingindo e quebrando o retrovisor da viatura. 

Segundo a polícia, um dos suspeitos jogou a arma para dentro do veículo, se entregou e foi detido. Já o motorista, entrou em um beco e conseguiu fugir. No trajeto, ele jogou uma arma no chão, que foi apreendida.

O carro usado pelo grupo ficou com inúmeras marcas de disparos.

Um vídeo gravado por moradores mostra o intenso tiroteio no bairro:

Prisão

Foto: Divulgação

O suspeito de 19 anos conduzido ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e por tentativa de homicídio qualificada contra agentes de segurança no exercício da função.

A arma utilizada foi apreendida e encaminhada para o setor do Departamento de Criminalística - Balística, juntamente com as munições. O suspeito foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana.


Bairro com histórico de confrontos

Foto: Reprodução TV Vitória

Planalto Serrano, na Serra, é um bairro localizado às margens da BR 101, divido em blocos. O comércio na região é forte e bem movimentado durante o dia, porém à noite, o cenário muda. 

Mesmo com opções de lazer, muitas pessoas evitam sair de casa, pois têm medo da violência. Segundo policiais e moradores, o bairro está em guerra por conta do tráfico de drogas. A disputa seria entre traficantes da rua Baixo Guandu e da Praça do Bloco A. Em meio a isso, moradores e comerciantes ficam reféns da criminalidade.

Na última semana, uma troca de tiros entre os dois grupos deixou quem vive na região assustado. Na ocasião, criminosos rivais trocaram tiros pelas ruas. Mais de 150 cápsulas de diversos calibres foram recolhidas. Testemunhas contaram que ouviram rajadas de metralhadora.

Além da violência, moradores também reclamam de barulho e bagunça nas praças do bairro, locais de venda de drogas e de bailes clandestinos. No final de agosto, a polícia precisou ser acionada para dispersar uma multidão que estava reunida no local. Pichações com mensagens ameaçadores como "Quem roubar vai morrer" e "Abaixe o farol" também são comuns na região.


* Com informações da repórter Nathália Munhão, Arleson Schneider da TV Vitória / Record TV e Sesp




Pontos moeda