Polícia

Mega-operação prende agressores e assassinos de mulheres no Espírito Santo

Um dos criminosos presos afirmou que mataria a ex-companheira nesta quinta por não aceitar o fim do relacionamento

Raissa Bravim

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Polícia Civil

Uma mega-operação da Polícia Civil teve início na madrugada desta quinta-feira (29) e prendeu 35 agressores e  apreendeu dois adolescentes. A operação teve participação de todas as Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam's) do Espírito Santo, com o objetivo de combater crimes contra mulheres, por meio da prisão de agressores e investigados por feminicídio.

A operação foi deflagrada em função dos 16 dias de ativismo da violência contra a mulher, desde o último domingo (25), Dia da Não Violência Contra a Mulher. Dezoito mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (29). Sendo cinco prisões por descumprimento de medidas protetivas de urgência, quatro prisões por estupro, quatro prisões por outros crimes relacionados a violência contra a mulher, uma prisão por feminicídio e três prisões em flagrante.

Foto: Raíssa Bravim

A Polícia Civil destacou duas prisões realizadas durante a operação. Uma das prisões foi feita pela Deam e outra, pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Mulher (DHPM). 

No bairro Santa Marta, em Vitória, uma equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) prendeu um homem que teria afirmado com veemência que mataria a ex-companheira ainda nesta quinta-feira (29) por não aceitar o fim do relacionamento. De acordo com a Delegada Cláudia Dematté, já havia um mandado de prisão contra o homem. Com o suspeito, a polícia encontrou munições. O agressor preso é de alta periculosidade. O suspeito tinha mandado de prisão por roubo qualificado e munições de calibre ponto 45 na casa onde foi preso", afirmou Dematté.

Outra prisão

Outro destaque da operação foi uma prisão realizada no município de Guarapari, também na manhã desta quinta-feira (29) do suspeito de um feminicídio que ocorreu em 2017. A prisão foi feita pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Mulher (DHPM). " Após semanas de trabalho com o objetivo de localizar o autor desse feminicídio, nós obtivemos as informações e hoje conseguimos cumprir - apesar da tentativa de fuga desse suspeito - o mandado de prisão. Nós fomos com ele ao local do crime, onde ele esclareceu toda a dinâmica do crime e deu detalhes da prática do mesmo", disse o delegado Janderson Lube.


Pontos moeda