Polícia

Roubo de celulares motiva onda de assaltos a ônibus do Transcol na Grande Vitória

Segundo a polícia, a vulnerabilidade das vítimas é o que chama a atenção dos criminosos

Foto: Reprodução TV Vitória

Em pouco mais de 24h, cinco roubos cometidos dentro de ônibus do sistema Transcol foram registrados na Grande Vitória. O número de assaltos começou a chamar atenção na última segunda-feira (19), em Vila Velha. Segundo a polícia, a vulnerabilidade das vítimas com celulares é o que chama a atenção dos criminosos.

De acordo com o delegado Gabriel Monteiro, o objetivo dos criminosos é roubar o maior número de celulares no menor tempo. "Os aparelhos teriam diversas finalidades, tanto para venda em bocas de fumo, quanto para venda para pessoas e até mesmo para lojas que comercializam clandestinamente esse tipo de telefone. Nós estamos identificando quem está receptando esses celulares e serão punidos na forma da lei pelo artigo 180 do código penal", fala o delegado.

Em julho deste ano, a Delegacia de Crimes Contra o Transporte de Passageiros foi separada de uma outra delegacia. O delegado afirma que, nesses quatro meses de funcionamento, os roubos a coletivo diminuíram 30%.

O histórico

O primeiro assalto da semana foi registrado em um coletivo da Linha 516, que liga os terminais de Jacaraípe, na Serra, e Ibes, em Vila Velha. Segundo testemunhas, três suspeitos embarcaram no coletivo em Vila Velha e, na rodovia Carlos Lindemberg, anunciaram o assalto.

Os indivíduos roubaram celulares e tentaram fugir, mas acabaram apreendidos. Eles estavam com armas falsas. O terceiro suspeito, que teria uma arma de verdade e disparou contra a Polícia Militar do Estado (PMES) já foi identificado. Ele tem 16 anos e mora em Vila Velha.

Na manhã de terça-feira (20), três novos casos foram registrados. No Centro de Vitória, um ônibus da Linha 527 (T. Carapina/ T. Jardim América) lotado foi alvo de criminosos armados que contaram com um comparsa de carro para fugir.

Em Planalto Serrano, no município da Serra, um homem com distúrbios mentais roubou R$ 130,00 do caixa do coletivo, que fazia a Linha 851 (Serra/ Jardim Camburi). Ele acabou detido pela PMES. Ainda na Serra, outro ônibus da Linha 516 foi assaltado por dois homens armados. Cerca de 20 passageiros tiveram celulares roubados.

A quinta ocorrência foi na manhã desta quarta-feira (21), em Vila Velha. Cerca de 80 passageiros estavam à bordo. Próximo à Rodovia Leste Oeste, um carro fechou o coletivo e dois homens armados invadiram o ônibus. Os criminosos levaram celulares, quebraram uma das câmeras do coletivo e trocaram tiros com a polícia, que flagrou o roubo. Um dos assaltantes acabou preso. Duas armas calibre 32 foram apreendidas.

"Essas associações são compostas por três ou mais criminosos que, pela oportunidade e facilidade do crime, resolvem cometer assaltos a ônibus e, consequentemente, causando prejuízos aos cidadãos de bem", comenta o delegado.

Pontos moeda