Polícia

Dupla que aplicava golpes na internet é presa por polícias do ES e SP

A dupla aplicava fraudes cibernéticas em diversos Estados, e fez vítimas nas capitais de Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo e outros

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um homem de 27 anos e uma mulher de 23, foram presos suspeitos de integrarem um grupo criminoso especializado em aplicar golpes cibernéticos. A operação foi realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo (PCSP).

As prisões foram efetuadas na última quinta-feira (17), na cidade de São Mateus, no estado de São Paulo. A dupla aplicava fraudes cibernéticas em diversos Estados, e fez vítimas nas capitais de Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo e outros.

Segundo informações repassadas pela Polícia Civil, os dois suspeitos foram localizados através de investigações, após uma mulher registrar um Boletim de Ocorrência, relatando ter sido vítima de um golpe. Ela informou que anunciou um aparelho a laser para fins estéticos, avaliado em R$ 7.180, por meio de um site de compra e venda.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Após o anúncio, recebeu o contato de uma mulher interessada, afirmando que realizaria o pagamento on-line, em uma plataforma vinculada ao site de vendas. A vítima recebeu um e-mail com informações sobre o suposto pagamento, entretanto, 24 horas depois, o dinheiro não chegou.

Com a situação, ao procurar a plataforma de pagamentos, a vítima foi informada que aquele e-mail não estava vinculado à plataforma, e não havia nada que pudesse ser feito, pois ela tinha sido vítima de um golpe. A partir disso, ela procurou uma delegacia. 

“Equipe iniciou a investigação e, rapidamente, localizou o aparelho, na cidade de São Mateus, em São Paulo. Fizemos contato com o 49º DP e contamos com a equipe do delegado para realizar uma campana e identificar os receptadores do objeto”, explicou a titular do 16º DP, delegada Argentina Leopoldina da Silva Neta Armantrout.

Em São Paulo, os policiais detiveram o homem, quando estava na unidade dos Correios para retirar o aparelho. Na residência, os policiais detiveram uma mulher de 23 anos e recuperaram diversos equipamentos eletrônicos, como impressoras, celulares e produtos, que somam um valor estimado em R$ 45 mil.

O homem foi indiciado pelos crimes de estelionato tentado e associação criminosa. Já a mulher, pelos crimes de estelionato consumado e associação criminosa. 

Os dois foram encaminhados ao sistema prisional. A investigação segue em andamento, para tentar chegar aos outros integrantes da associação

LEIA TAMBÉM: Pedreiro é preso após matar cachorro a garrafadas e agredir namorada em Vitória 

Pontos moeda