Polícia

Idosa é detida por aplicar golpe em fiéis de igreja usando cartinhas para papai noel

De acordo com a Guarda, existe um mandado de prisão em aberto contra Luciane, por crime de estelionato, cometido em Minas Gerais

Foto: TV Vitória

Uma idosa de 63 anos, identificada como Luciane Lima de Almeida, foi detida na noite da última quarta-feira (11), por agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, por suspeita de aplicar um golpe em um padre e nos fiéis de uma igreja em Itapuã, Vila Velha. 

Segundo o padre Celso Porto, da Paróquia São Francisco de Assis, em Itapuã, a suspeita foi até o local no início de novembro e pediu ajuda para arrecadar brinquedos que, segundo ela, seriam entregues para crianças carentes da região de São Conrado, também em Vila Velha.

Na igreja, Luciane entregou várias cartinhas para o 'Papai Noel', com pedidos de brinquedos. A suspeita chegou a gravar um vídeo, agradecendo as doações e informando a data e hora que os brinquedos seriam entregues às crianças. 

Entretanto, o padre desconfiou que algo estava errado, quando percebeu que muitos dos presentes, que foram colocados na parte traseira de um veículo, estavam com o nome de duas crianças. "Tinha o nome de duas crianças, que depois ficamos sabendo que eram filhas dela. Tinha 20 cartas de cada uma, então tinham recebido muitos presentes. Esse foi o primeiro sinal de que alguma coisa estava errada".

Desconfiado, o padre sugeriu que a suspeita entregasse um presente para cada criança, separadamente. Luciane chegou a alegar que "as crianças são filhas de bandidos e que não saberia o que os bandidos poderiam fazer, caso elas não recebessem todos os presentes", disse o padre.

Quando a idosa seguia com os presentes doados, a Guarda Municipal foi acionada. Os agentes deram ordem de parada e abordaram Luciane, que segundo a guarda, tentou invetar uma história para driblar a abordagem. De acordo com a Guarda, existe um mandado de prisão em aberto contra Luciane, por crime de estelionato, cometido em Minas Gerais. 

"Ela disse que é inocente e não estava sabendo de nada. Ela consegue passar uma tranquilidade muito grande. Nós mostramos os documentos para ela e finalmente ela aceitou a situação e foi conduzida sem resistência", disse o agente Patrick de Oliveira, da Guarda Municipal.

A advogada de Luciane disse que ela foi buscar os presentes no local combinado e que todos os brinquedos seriam entregues no dia 15 de dezembro, data prevista pela suspeita. Sobre o mandado de prisão, a defesa disse que precisa ter acesso ao caso antes de se pronunciar.

Pontos moeda