Política

Caiado endossa fala de advogado e diz que Graça deveria estar presa também

Redação Folha Vitória

Brasília - O líder da oposição no Congresso, deputado federal e senador eleito Ronaldo Caiado (DEM-GO), concordou com a afirmação do advogado de Nestor Cerveró, Edson Ribeiro, de que, se o ex-diretor Internacional da Petrobras está preso, a presidente da estatal, Graça Foster, também deveria ser detida.

"A tese levantada pelo advogado dele sem dúvida nenhuma procede. Não pode haver dois pesos e duas medidas", comentou Caiado. Para o líder, é preciso acompanhar com atenção se diretores da Petrobras estão transferindo bens para não terem de ressarcir futuramente os cofres públicos.

Cerveró foi preso na madrugada desta quarta-feira, 14, ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, vindo de Londres. O advogado chamou a decisão judicial de "arbitrária" e disse que se Cerveró foi preso pela transferência de três imóveis a familiares, Graça Foster também deveria ser detida. "Se é crime para Nestor, é para Graça. Se o Ministério Público Federal pediu prisão para o Nestor por esse fato, deveria pedir para a Graça", declarou.

A oposição articula a criação de uma nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para dar continuidade às investigações iniciadas no ano passado e que não conseguiram ir além das apurações conduzidas pela Justiça Federal.

Os líderes de oposição vão se reunir na última semana de janeiro para organizar a coleta de assinaturas e protocolar nos primeiros dias do ano legislativo o pedido de instalação da comissão. "Nem discuto uma nova CPI, isso é fato consumado", disse Caiado.

Pontos moeda