Política

Secretário Estadual de Turismo cumpre agenda em Guarapari

Essa foi uma oportunidade para o trade turístico da cidade ampliar o diálogo com o Governo do Estado.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
Foto: Carolina Brasil
O encontro aconteceu nesta quinta-feira (31), no Guará Centro de Eventos. 

Nesta quinta-feira (31), representantes dos setores de serviços e de turismo de Guarapari se reuniram com o atual secretário de Turismo do Estado, Dorval Uliana. O encontro aconteceu no Guará Centro de Eventos, no final da manhã. Na ocasião, Uliana destacou a importância de Guarapari para o turismo capixaba. “Guarapari é uma cidade que recebe muito bem, tem grandes ativos como as belezas naturais e as areias monazíticas. O caminho é a articulação entre poderes públicos – municipal e estadual, trade turístico e todos aqueles que têm para contribuir”, completou.

Entre os presentes, Gustavo Guimarães, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do ES (ABIH-ES); Michel Gava, presidente da Associação Guarapari de Imobiliárias (AGI); Aguinaldo Ferreira Júnior, superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari, Darcy Júnior Lugão dos Santos, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindlojas) de Guarapari e Enis Gordin, presidente da Câmara Municipal de Guarapari.

Guimarães explicou que, em um primeiro momento, o objetivo foi ouvir as perspectivas que o estado tem para Guarapari e, em seguida, apresentar as demandas do turismo na cidade. “Guarapari vem perdendo um espaço turístico no cenário estadual. Percebemos que a cidade precisa estar mais inserida na divulgação que o estado faz, atrações para novos investimentos e elevar o padrão da atividade turística aqui. Buscamos o estado não só para cobrar, mas também para colaborar com essa nova gestão”.

Foto: Carolina Brasil
Dorval Uliana e Gedson Merízio, secretário e subsecretário estaduais de turismo, respectivamente.

Também presente, o subsecretário estadual de Turismo, Gedson Merízio, que chamou a atenção para uma preocupação que é de todos. “O grande desafio de Guarapari é promover a permanência do turista. Nós temos a maior concentração de shows nacionais aqui, mas são sempre nesse período de verão e precisamos ampliar isso”. E o subsecretário foi além. “É preciso que haja uma profissionalização na escolha daquele que vai conduzir a secretaria de turismo local, caso contrário ficamos sem projetos”, comentou Merízio destacando que faltam projetos dos poderes públicos locais para a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Anchieta

Antes de chegar a Guarapari, Dorval Uliana esteve em Anchieta, garantindo a continuidade do restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta e conhecendo uma série iniciativas do Frei Bruno, de algumas lideranças locais para tornar a cidade como um grande destino turístico e religioso. “Temos uma série de ações complementares, como a definição da imagem de Anchieta, pesquisas sobre o conteúdo religioso do roteiro, prestação de serviços públicos como linhas de ônibus entre aeroporto e Santuário, por exemplo, e tudo isso tem que caminhar a par e passo para que a gente venha ter, na expectativa de um ano e meio, com a conclusão do restauro”, elencou o secretário.

Dorval acrescentou que Guarapari também se beneficia. “Nós temos acesso a estudos muito aprofundados em Portugal sobre a pertinência de Guarapari nesse contexto, além da proximidade, e naturalmente integrante de uma percurso religioso a ser explorado”, antecipou.

Pontos moeda