Política

Pacheco convoca sessão extraordinária para votar intervenção no DF

Convocação do Congresso vai decidir sobre o decreto do presidente Lula, após os ataques de golpistas bolsonaristas aos Três Poderes neste domingo em Brasília

Estadão Conteúdo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), convocou sessão extraordinária do Congresso Nacional "durante o prazo necessário" para votar a intervenção federal no Distrito Federal decretada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, após grupos radicais invadirem e depredarem os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8).

"O Presidente do Senado Federal, no uso das atribuições previstas no inciso I do § 6º do art. 57 e nos termos do § 1º do art. 36 da Constituição da República Federativa do Brasil, faz saber que o Congresso Nacional é convocado extraordinariamente, sem pagamento de ajuda de custo, durante o prazo necessário para apreciar o Decreto nº 11.377, de 08 de janeiro de 2023, que "decreta intervenção federal no Distrito Federal com o objetivo de pôr termo ao grave comprometimento da ordem pública, nos termos que especifica", diz a nota de Pacheco.

LEIA TAMBÉM: Pacheco repudia invasão do Congresso: "Devem sofrer o rigor da lei com urgência"

Pontos moeda