Política

VÍDEO | Briga e bate-boca entre vereadores adia sessão na Serra

O conflito envolveu os parlamentares da Câmara da Serra e o vereador de Vitória, Gilvan da Federal

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

A sessão da Câmara de Vereadores da Serra, que ocorreria na tarde desta quarta-feira (16), precisou ser suspensa após uma confusão entre os parlamentares e manifestantes. 

O grupo foi ao local para acompanhar a votação da proposta de lei que proíbe a exigência do passaporte sanitário no município.

O vereador de Vitória Gilvan da Federal e o deputado estadual Capitão Assumção, ambos do Patriota, também estiveram presentes na Câmara. Em um vídeo enviado ao Folha Vitória, o parlamentar da Capital aparece discutindo com o vereador da Serra, Anderson Muniz (Podemos). 

Foto: Reprodução/ WhatsApp Folha Vitória

A confusão teria ocorrido após o grupo que foi ao local para acompanhar a votação da proposta ficar sabendo que o texto não seria discutido na sessão. O vereador Anderson Muniz contou que, nesse momento, muitas pessoas começaram a gritar. Ele e outros vereadores pediram respeito na Casa de Leis.

"O grupo que estava com ele (Gilvan) começou a gritar. Eu pedi para respeitar o plenário. Ele gritou. Falei para ele não gritar, que não era a Câmara de Vitória, que ele gritava com mulheres e desrespeitava o local. Disse que eles precisavam se conter. Um grupo de vereadores veio em minha defesa e na defesa da Casa", disse.

Anderson disse ainda que a presença do vereador de Vitória e dos manifestantes foi uma forma de pressionar os parlamentares para que o projeto fosse votado. 

"Não vamos aceitar isso enquanto Câmara. Queremos que haja respeito. Ninguém pode interferir na decisão de votar ou não o projeto", disse. 

Vereadores convocaram a população para acompanhar a votação

Nas redes sociais, o vereador de Vitória postou um vídeo, nesta terça-feira (15), convidando os seguidores para acompanhar a votação do projeto de lei no município vizinho. Gilvan é autor de um projeto de lei semelhante, aprovado na última segunda-feira, em Vitória.

Como adiantou a coluna De Olho no Poder desta quarta-feira, o vereador da Serra Professor Artur Costa (Solidariedade), autor da proposta no município, também gravou um vídeo chamando os seguidores para acompanhar a votação. 

Apesar da convocação para acompanhar a sessão, a votação do texto não constava na pauta do dia. Segundo a Câmara, a proposta ainda precisa ser avaliada pelas comissões antes de ser votado no plenário. A votação ainda não tem data prevista para ocorrer. 

Após os ânimos se acalmarem, o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira, decidiu suspender a sessão. A próxima sessão regimentar ocorrerá na segunda-feira (21).

O que dizem os envolvidos?

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do vereador de Vitória Gilvan da Federal disse que a confusão teve início após o vereador da Serra Anderson Muniz falar, de forma desrespeitosa, para que o deputado Capitão Assumção ajeitasse a máscara, após ela deslizar para abaixo do nariz.

Ainda segundo a versão de Gilvan da Federal, o vereador de Vila Velha Rômulo Lacerda (PSL), que também esteve presente na sessão, abaixou a própria máscara, em solidariedade ao deputado.

"O vereador Anderson Muniz em atitude de provocação, começou a ofender gratuitamente o vereador Gilvan, que apenas estava ao lado de Rômulo, referindo-se a ele, em voz alta, para todos os presentes ouvirem, afirmando que não sabia o que esse idiota que saiu lá de Vitória teria ido fazer lá também (na Câmara Municipal de Serra-ES)", informou a assessoria de Gilvan da Federal, em nota.

O Capitão Assumção, no entanto, disse à reportagem do Folha Vitória que tinha um compromisso na Assembleia Legislativa e não ficou muito tempo no local e que, por isso, não presenciou a confusão. 

No entanto, além do relato de Gilvan da Federal, de que a confusão começou após o vereador da Serra se desentender com Capitão Assumção, vídeos mostram o deputado na sessão durante o bate-boca.

Pontos moeda