Política

Aracruz decreta abertura de toda atividade comercial do município

Cidade tem mais de 100 mil habitantes, não é contemplada por decreto do governo, mas decidiu reabrir comércio por ter "condições peculiares"

Foto: Rogério Sarmenghi/Prefeitura de Aracruz
Aracruz tem pouco mais de 100 mil habitantes e terá todo o comércio funcionando 

O município de Aracruz resolveu que vai abrir todo o comércio da cidade. A prefeitura publicou um decreto nesta segunda-feira (6) em que determina a abertura de todas as atividades comerciais da cidade, de segunda a sexta, diferente do revezamento promovido pelo governo do Estado, com alternância de funcionamento entre dias ímpares e pares. Mesmo com um decreto estadual permitindo a flexibilização em cidades com até 70 mil habitantes, Aracruz, que tem mais de 100 mil, resolveu retomar a atividade econômica.

 "Considerando que a metodologia utilizada pelo governo do Estado na Portaria n.º 130-R de 04 de julho de 2020, que autorizou os municípios com até 70 mil habitantes a realizarem atos administrativos fixando horário de atendimento presencial nos estabelecimentos comerciais não respeitou as particularidades geográficas e urbanísticas de Aracruz, em especial a existência de distritos regionais, com adensamento populacional, que dista, em média, até 35 km da sede administrativa da cidade de Aracruz". 

Aracruz tem 101.220 habitantes, de acordo com dados do IBGE. A cidade tem 1.205 casos confirmados de covid-19 até a manhã desta terça (7) e 34 mortes, segundo o Painel Covid-19 divulgado pelo governo do Estado. O índice de letalidade da doença no município é de 2,82%. Para se ter uma ideia o maior índice de letalidade está em Alto Rio Novo, com 12,82% (5 mortes). Oito municípios não registraram mortes, sendo cinco no Sul do Estado e três no Noroeste. Na Grande Vitória, o índice é maior em Cariacica, com 4,28% de letalidade e o menor é em  Fundão, com 2,91%. 

Apesar da divergência com o decreto estadual, o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, disse que não pretende desrespeitar a norma do governo do Estado. "Aracruz tem características peculiares. Temos mais de 100 mil habitantes, mas com características de cidade menor. Temos um núcleo no litoral, com mais de 30 mil habitantes e a  30 km de distância da sede. E temos ainda o interior, também distante cerca de 35 km de distância, onde a atividade é mais a agricultura", explicou.

Foto: Divulgação Prefeitura de Aracruz
Jones Cavaglieri disse que Aracruz tem características diferentes, apesar dos 101 mil habitantes

O decreto de Aracruz autoriza o funcionamento de todas as atividades comerciais do município, com a condição de que sejam respeitadas normas de higiene e segurança por comerciantes e clientes. Serão obrigatórios uso de de máscara, álcool gel, respeito a distâncias mínimas e outros. Os horários também são limitados e as atividades, divididas em quatro grupos. No primeiro grupo estão atividades essenciais, que incluem lotéricas, farmácias, supermercados, consultórios médicos, oficinas mecânicas, entre outros. Não há restrição de horário de funcionamento.

O segundo grupo é composto por  atividades não essenciais que podem funcionar de segunda a sexta, das 12h às 18h. Estão neste grupo atividades como lojas de material de construção, papelarias, lojas de autopeças, livrarias, lojas de equipamentos musicais entre outras.

Já no terceiro grupo estão atividades que poderão funcionar também das 12h às 18h. Estão nessa faixa as lojas de chocolates, venda de veículos, vestuário, móveis, decorações e outras. Atividades do quarto grupo poderão funcionar de segunda a sexta das 10h às 20h. São restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias e açaiterias.

Além de autorizar o funcionamento de atividades do município, o decreto também determina que "a autorização de funcionamento das atividades comerciais pode ser revista a qualquer tempo, observando a dinâmica das alterações de protocolos da pandemia".

Visitação a áreas públicas como parques, atividades de cinema e teatro, clubes, creches e escolas continuam com as atividades suspensas.

Cloroquina

O prefeito informou que o município adotou o protocolo de uso de mediamentos para combate à covid-19. Ele disse que são ministrados cinco medicamentos e que os resultados têm sido satisfatórios. "Estamos tratando 400 pessoas com hidroxicloroquina, ivermectina, zinco, azitromicina e um corticoide. Monitoramos esse grupo o tempo todo, eles estão em isolamento em casa e nenhuma pessoa  precisou ser internada". 

Para adotar o procedimento, Cavaglieri afirmou que foi feito um estudo prévio com 20 pacientes. "Testamos em maio 20 pessoas com cloroquina, nenhuma foi ao hospital. Deu certo. Como esses cinco remédios estão são autorizados pela Anvisa, reunimos os médicos, criamos um protocolo rigoroso e criamos uma central de acompanhamento, ministrando com sucesso os medicamentos. A central  monitora os pacientes e acompanha as reações", disse o prefeito.


Pontos moeda