Política

Ministra Miriam Belchior rebate críticas sobre investimentos no ES

A ministra, que desembarcou na manhã deste sábado (30), na Capital, pode ver de perto a situação do aeroporto de Vitória. Para ela, o processo está a caminho de ser resolvido

Para a ministra, o crescimento da candidata Marina Silva à Presidência não assusta aos petistas Foto: Agência Brasil

Em visita ao Estado, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, rebateu as críticas feitas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre os investimentos do Governo Federal no Espírito Santo. Para a ministra, o ex-presidente, que esteve em Aracruz na última sexta-feira (29), está sofrendo de problemas de memória. “Eu acho que o Fernando Henrique está tendo alguns lapsos de memória. O Espírito Santo foi beneficiado com os royalties da exploração do petróleo, tivemos as duplicações de rodovias e escolas criadas pelo Governo Federal. O governo olhou para o Espírito Santo”, afirmou.

Entre os assuntos abordados durante a conversa com os jornalistas, na tarde deste sábado (30), em Vitória, Miriam reafirmou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e aos candidatos que compõem as chapas majoritárias e proporcionais do PT no Estado.

Para a ministra, o crescimento da candidata Marina Silva à Presidência não assusta aos petistas. “Isso (as últimas pesquisas) estimula a nossa mobilização. Faz parte da nossa estratégia mostrar o que foi feito no Governo Dilma. Acreditamos no crescimento que o País sofreu na educação, saúde, em oportunidades de acesso. O crescimento da Marina faz parte do processo eleitoral, mas estamos confiantes no debate político”, explicou.

Miriam comparou ainda a atual situação das pesquisas à candidatura de Dilma em 2010, quando a presidente, então candidata, começou com números baixos na preferência dos brasileiros e cresceu durante toda a campanha.

A representante do Governo Federal acredita que os investimentos das gestões Lula e Dilma no Estado servirão para incentivar os capixabas a escolherem a candidata do PT na disputa pela reeleição. “Quarenta e nove mil capixabas foram beneficiados pelo Programa Minha Casa, Minha vida, fizemos a ampliação do Porto de Vitória, investimos no Pré-Sal, e esperamos que essas coisas nos ajudem no Espírito Santo”, disse.

A ministra, que desembarcou nesta manhã, na Capital, pode ver de perto a situação do aeroporto de Vitória. Para ela, o processo está a caminho de ser resolvido. “Às vezes falam que parece uma novela, como foi com o aeroporto de Goiânia. A diferença é que aqui o Tribunal de Contas não aceitou o contrato que existia e as obras tiveram que parar. Agora estamos licitando novamente as obras. Está em fase de abertura de propostas”, contou.

Segundo Miriam, uma nova visita da presidente ao Estado não pode ser descartada, já que Dilma segue em plena campanha pelo País e pretende visitar o maior número de estados possíveis. No entanto, a ministra não soube precisar uma data para o retorno da candidata do PT ao Espírito Santo. 

Pontos moeda