Política

Capixaba quer vaga no Parlamento italiano para agilizar processos de cidadania no Estado

“O Espírito Santo é o estado com maior incidência de italianos do Brasil. No total, existem 200 mil processos de pedidos de cidadania em trâmite", explicou empresário

O empresário Thiago Vicente Roldi concorrerá à vaga no Parlamento italiano Foto: Reprodução Facebook

O Espírito Santo poderá ter um representante no Parlamento italiano a partir do ano que vem. O empresário de Santa Teresa Thiago Vicente Roldi foi indicado pelo coordenador do partido Nuovo Centro Destra na América do Sul, Mario Manili, para concorrer a uma das cadeiras disponíveis para brasileiros no Congresso Nacional italiano. 

O principal objetivo do empresário, que morou por três anos na Itália, é desburocratizar o processo de cidadania. “O Espírito Santo é o estado com maior incidência de italianos do Brasil. No total, existem 200 mil processos de pedidos de cidadania em trâmite, parados no consulado italiano do Rio de Janeiro, que não tem ‘braços’ para encaminhar tantos processos de uma vez. Precisamos de um consulado ou escritório no ES com autonomia para tratar dos assuntos dos italianos e descendentes com mais agilidade”, disse Thiago.

Entenda o processo

Na Itália, o Parlamento é formado não só por cidadãos que moram no país, mas por representantes que vivem a atuam em outros locais onde há concentração de italianos, como Europa, América do Norte e do Sul. O Brasil tem direito a três representantes, escolhidos por brasileiros que possuem cidadania italiana e os italianos que moram no Brasil. O mais votado entre os três se torna senador e os outros dois, deputados. Atualmente, dois paulistas e um paranaense ocupam as vagas.

De acordo com Roldi, ainda não há data para realização das eleições. “Especula-se que elas aconteçam em 2016. O atual governo de 2013 não foi eleito pelo povo. Então, nós temos reformas a serem feitas pelo atual ministro e, se ele não conseguir fazer dentro de um determinado prazo, virão as eleições”, finalizou.

Pontos moeda