Política

DOU: Fazenda autoriza contrato com banco sueco para compra de 36 caças

Segundo o documento, o Tesouro Nacional será representado pelo Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, em todos os atos relacionados ao desembolso dos recursos

Redação Folha Vitória
O contrato entre Brasil e o banco sueco, cujas negociações começaram em 2001, se dará em condições mais favoráveis ao País Foto: Divulgação

Brasília - O Ministério da Fazenda autorizou operação de crédito externo de até US$ 245,325 milhões e até 39,882 bilhões de coroas suecas entre Brasil e o banco sueco Swedish Export Credit Corporation (AB SEK) para financiamento do Projeto F-X, de compra de 36 caças Gripen. A decisão consta de despacho assinado pelo ministro Joaquim Levy publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o documento, o Tesouro Nacional será representado pelo Comando da Aeronáutica, vinculado ao Ministério da Defesa, em todos os atos relacionados ao desembolso dos recursos da operação, que já havia sido aprovada pelo Senado Federal no início do mês.

O contrato entre Brasil e o banco sueco, cujas negociações começaram em 2001, se dará em condições mais favoráveis ao País. Em julho, o Ministério da Defesa conseguiu fechar acordo com governo sueco que garantiu uma redução da taxas de juros de 2,54% para 2,19% ao ano no financiamento de 100% do projeto. Com isso, a economia estimada para o País pode chegar a R$ 600 milhões.

Pontos moeda