Política

Maia: votação do projeto que altera regras do pré-sal deve ficar para terça

Redação Folha Vitória

Brasília - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que a votação do projeto que acaba com a exclusividade da Petrobras de explorar o pré-sal não deve acontecer nesta segunda-feira, 3.

Segundo ele, que ocupa interinamente na Presidência da República, o tema deve começar a ser discutido no plenário da Casa ainda hoje, mas a votação deve ficar para terça-feira.

O projeto é o único item da sessão extraordinária marcada para esta segunda, mas o plenário encontra-se esvaziado por causa da realização do primeiro turno das eleições municipais no domingo. Até agora, apenas 90 deputados encontravam-se na Casa.

Integrantes da oposição já anunciaram que vão tentar obstruir a votação. Para o líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA), esse é um assunto muito importante para ser votado "a toque de caixa".

Atualmente, a lei que instituiu o regime de partilha prevê a participação obrigatória da Petrobras como operadora em todos os blocos e com 30% do consórcio. A mudança tem como justificativa a dificuldade de caixa enfrentada pela estatal, que reduziu investimentos nos últimos anos.

Pontos moeda