Política

TRE-ES permite ocupação de estudantes em escolas durante votação do 2º turno

35 estudantes, desde que, devidamente uniformizados poderão permanecer dentro das escolas ocupadas. Além disso, eles se comprometeram que, a partir de hoje, não acontecerão novas ocupações

Os estudantes não serão retirados pelos militares com o encerramento da votação Foto: Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Sérgio Luiz Teixeira Gama, se reuniu na manhã desta quinta-feira (27) com estudantes contra a PEC 241, juízes e com a Defensoria Pública do Estado para definirem as ações para a votação do 2º turno. Ficou acordado que apenas 35 manifestantes devidamente uniformizados poderão ficar dentro das escolas ocupadas no próximo domingo (30), dia das eleições.

Apesar da liberação do número de estudantes nas escolas ocupadas que terão seções de votação, Gama deixou claro que uma lista com o nome de todos os alunos que permanecerão nestes locais deverá ser entregue à Justiça Eleitoral. 

Por outro lado, os seis estudantes das escolas Professora Maria Penedo, em Cariacica, Almirante Barroso, em Vitória e Aristóbulo Barbosa Leão, da Serra se comprometeram a colaborarem com o Tribunal para que não haja mais nenhuma ocupação das escolas.

No início da reunião, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (27), o presidente do TRE-ES, assumiu o compromisso de que a Justiça Eleitoral garantirá junto à Polícia Militar, que os estudantes não serão retirados pelos militares com o encerramento da votação.

Mesmo tendo sido firmado o acordo, os estudantes que estiveram na reunião ficaram receosos diante dos pedidos do Tribunal por acreditarem que as decisões tomadas na reunião desta quinta-feira (27) não sejam acatadas por todos os ocupantes, especialmente em relação à desocupação das escolas que foram ocupadas nesta quinta-feira.

Os juízes se comprometeram em acompanhar os estudantes às escolas para que eles estabeleçam um diálogo com as demais instituições de ensino.